Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 32 - agosto de 2024

GIRO RÁPIDO

Parlamentares recebem propostas do FNME

Para Íria, outro destaque foi a excelente palestra proferida por Antonio Pereira, do Ministério do Trabalho e coordenador da NR-18, que enfatizou cuidados na gestão de segurança em obras com adoção de elementos pré-moldados de concreto, desde a fase de projeto, citando também o desenvolvimento do Manual de Montagem pela Abcic.

Antes desta data, o Instituto Trabalho e Vida realizou no dia 30 de abril, o Seminário Técnico Desafios na Gestão de SST, em Vitória (ES), que contou com oito palestras.

O Seminário Gestão de NRs aconteceu em Porto Alegre (RS), no dia 24 de junho. A programação teve a sete apresentações.
Todos os eventos contaram com o apoio institucional da Abcic.


A engenheira de segurança Luciana Pontes, da Construtora Lindeberg, falou sobre gestão de segurança numa obra de fachada em edifício, com a adoção de painéis pré-fabricados

Gerdau Graphene lança linha NanoCONS

A Gerdau Graphene lançou a linha NanoCONS, um portfólio de soluções com nanoplacas de grafeno para o mercado de construção civil. O lançamento oficial do NanoCONS aconteceu em um evento exclusivo para empresas, acadêmicos e instituições diretamente ligados a indústria de construção civil, que contou com a participação da engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, e de gestores de empresas associadas à entidade.

“Participar de um evento sobre tecnologia com o lançamento de novas possibilidades para construção civil juntamente com muitas empresas associadas presentes é muito importante desde o ponto de vista institucional pois a missão da associação é também agregar possibilidades e atuar com os associado na formação de conceitos e opiniões que constroem o futuro a partir de novos materiais, novas tecnologias, dos sistemas construtivos num mercado em constante transformação", disse Íria.

Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer em primeira mão as características inovadoras e os benefícios da NanoCONS. O primeiro produto da linha é o W104, uma dispersão de grafeno à base de água que pode ser aplicada em matrizes cimentícias, como pastas de cimento, argamassas e concretos.

“A Gerdau Graphene é precursora no desenvolvimento, produção em escala industrial e comercialização de soluções tecnológicas à base de grafeno. O lançamento da nova linha NanoCONS reflete os esforços da empresa em pesquisa e desenvolvimento, visando desenvolver soluções com amplos benefícios de eficiência, durabilidade e sustentabilidade para atender necessidades do setor de construção civil”, afirma Valdirene Peressinotto, diretora Executiva e de Inovação da Gerdau Graphene.

A Gerdau Graphene é uma empresa da Gerdau Next, braço de novos negócios da Gerdau.

SindusCon-SP debateu descarbonização no setor da Construção Civil

Os temas descarbonização e mercado de carbono estão cada vez mais amadurecidos no mercado da construção, conforme mostrou o Workshop Descarbonização no Setor da Construção Civil – Edificações, realizando pelo Sindicato da Indústria da Construção do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), no dia 21 de maio. A engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, e o arquiteto Paulo Santos, coordenador de Projetos Especiais da entidade, participaram do evento.

Para a engenheira Íria este é um trabalho relevante pois traz o resultado final das emissões em kg/m² de acordo com a solução adotada para a edificação que ao final é o que importa pois leva em consideração tanto uma possível descarbonização de matérias de base como aço e  cimento, como uma possível desmaterialização ao levar em consideração as soluções de engenharia e projeto adotadas. “é fundamental que agora para além das soluções convencionais em canteiro, os sistemas construtivos industrializados tenham um piloto desenvolvido com a ferramenta para avaliar a sua aplicabilidade e também formatar um banco de dados”. Além disto pontuou a importância da plataforma Sidac que alimenta a ferramenta e também de outras possíveis fontes com dados provenientes de declarações ambientais de produto.    

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!