Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 32 - agosto de 2024

GIRO RÁPIDO

Parlamentares recebem propostas do FNME

Os dados apresentados revelam que menos de 35% das empresas do setor utilizam sistemas pré-fabricados em suas obras. “E mais: quase 60% das empresas usam o processo de industrializados em, no máximo, 25% das suas obras. Ou seja, no final, a gente tem menos de 10% de industrialização das obras”, explicou Ana Maria, que acrescentou que é preciso reestruturar os sistemas tributários, a fim de criar condições propícias para a industrialização, levando em conta a acessibilidade dos produtos finais, especialmente para garantir o acesso à habitação para a população de baixa renda.“

Essa disparidade tributária gera distorções na tomada de decisão, influenciando negativamente na adoção de soluções industrializadas. Além disso, é importante revisar legislações em diversos níveis, especialmente no que diz respeito a modelos de contratação e licitação de obras públicas, para garantir flexibilidade e incentivar a inovação no setor”, explanou Laura Marcellini, diretora técnica da Associação Brasileira da Indústria Materiais de Construção (Abramat).

No painel “Novos modelos de moradias – quebra de paradigmas”, Dionyzio Klavdianos, vice-presidente de Materiais, tecnologia, Qualidade e Produtividade da CBIC, afirmou que o avanço tecnológico dos processos construtivos tem ganhado espaço no setor da construção mas ainda enfrenta barreiras para o avanço da industrialização dos processos. “Os sistemas inovadores já são uma realidade e estão deixando de ser exclusividade de um nicho específico para conquistar espaço na construção civil”, disse.

Nesse sentido, José Carlos Martins, presidente do Conselho Consultivo da CBIC, comentou que a industrialização precisa avançar, pois o setor requer ganhos de produtividade, qualidade e velocidade. “É inevitável a mudança de métodos construtivos. Ou a gente se adequa aos novos tempos, ou seremos tragados”, pontuou.

BIM Fórum Conference discutiu o futuro da tecnologia

om o tema “O BIM avança. A transformação continua”, o BIM Fórum Conference 2024 reuniu, no World Trade Center São Paulo, nos dias 27 e 28 de maio, os principais líderes e especialistas nacionais e internacionais para discutir o futuro do Building Information Modeling (BIM) no contexto brasileiro.

Organizado pelo BIM Fórum Brasil, o evento teve a participação do arquiteto Paulo Santos, coordenador de Projetos Especiais da Abcic, que ressaltou a qualidade do público participante e como esses profissionais estão atentos ao tema e às questões ligadas à evolução do projeto, da qualidade de informação. “O mercado está demandando esse tipo de cuidado com a informação e o BIM pode proporcionar isso”, disse.

Ele ainda avaliou a boa receptividade dos participantes diante do Modern Construction Show, que acontecerá de 1 a 3 de outubro, no Distrito Anhembi, reforçando que o setor está se mobilizando para ter mais tecnologia e industrialização na construção. O BIM Fórum Conference teve o objetivo de trazer para o centro das discussões o novo cenário que se apresenta, com as exigências do Roadmap da Estratégia BIM BR, no qual o BIM passa a ser utilizado em novas etapas de obra em 2024. 

IDD Educação Avançada completa 15 anos



Representantes do setor se reuniram para a celebração dos 15 anos do IDD, onde a engenheira Íria recebeu homenagem em nome da Abcic.

O IDD Educação Avançada celebrou 15 anos, com a realização do IDD Summit 2024, promovido entre os dias 27 a 29 de junho, em Curitiba (PR). A engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, participou do jantar de celebração dos 15 anos do Instituto e encerramento do evento, e recebeu uma homenagem em nome da associação pela parceria com o IDD. Para ela tem sido uma parceria importante.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!