Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 32 - agosto de 2024

GIRO RÁPIDO

Parlamentares recebem propostas do FNME

A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (ABRAMAT) está celebrando 20 anos de atuação para o desenvolvimento da construção brasileira. No dia 17 de junho, promoveu o lançamento do Livro “20 anos ABRAMAT – Em prol do mercado de materiais de construção”. A obra de 113 páginas captura momentos significativos da trajetória da associação, desde sua fundação em 2004 chegando aos dias atuais e vislumbrando seu futuro, tornando-se uma valiosa fonte de conhecimento e inspiração para todos os stakeholders do ecossistema da construção no Brasil.

A engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, participou do evento comemorativo. Em seu depoimento para o livro, ela ressaltou que “a trajetória bem-sucedida da entidade se expressa através do crescimento sustentável da indústria de materiais e da liderança em iniciativas fundamentais para a elevação da produtividade, desempenho e qualidade em toda a cadeia produtiva. O engajamento em prol da industrialização da construção, coordenando o Grupo de Trabalho da Construção Industrializada, atualmente com ênfase no Projeto Construa Brasil, no âmbito do Governo Federal, reitera a importância da associação para a evolução contínua do nosso setor, em um contexto que exige ações direcionadas a neutralidade de carbono, mais eficiência e maior competitividade”.



Ana Maria Castelo (FGV), Íria Doniak (Abcic), Renato Cordeiro (Modern Construction Show) participaram do evento da ABRAMAT, que celebrou os 20 anos da associação

Rodrigo Navarro, presidente da ABRAMAT e Laura Marcelini, diretora técnica da ABRAMAT, idealizadores do projeto, destacam que a concepção do livro surgiu a partir da revisão do Planejamento Estratégico, onde a associação projetou atuar ainda mais junto às esferas públicas, ampliar a comunicação e a exposição institucional com públicos-alvo. “O livro comemorativo representa um marco para nossa associação e está alinhado com a proposta de valor de sermos um importante catalisador de demandas dos associados para fomentar nossos mercados e promover o crescimento sustentável de todo o ecossistema da construção”, explicou Navarro.

Em seu sétimo ano como presidente da ABRAMAT, ele faz um balanço sobre as duas décadas da entidade e sobre sua atuação. “Completamos 20 anos como uma entidade forte, com mais de 50 empresas associadas, além de membros colaboradores e membros institucionais. Nos últimos anos também consolidamos nossa representação institucional ao integrar conselhos importantes, como o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (Conselhão) da Presidência da República e os da CNI, FIESP e ABNT, além de nossa participação efetiva em temas como construção industrializada, inovação, sustentabilidade, conformidade técnica, BIM (Building Information Modelling), coordenamos a meta 9 do programa Construa Brasil, saneamento básico, e habitação de interesse social”.

ENIC destacou industrialização durante a FEICON 2024

O Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), foi promovido durante a 28ª FEICON, entre os dias 2 e 5 de abril. A feira contou com a participação da engenheira Íria Doniak e do arquiteto Paulo Santos, representando a Abcic, na solenidade de abertura.

Durante o ENIC, a industrialização esteve em evidência. No painel “A reforma tributária e o avanço na industrialização da construção”, a economista Ana Maria Castelo, coordenadora de Projetos da Fundação Getúlio Vargas (FGV), ressaltou que a atual predominância de processos artesanais nos canteiros de obras revela a urgência de avançar na adoção de métodos industrializados. Esse avanço não apenas impulsionaria a produtividade, mas também ajudar a enfrentar os desafios associados à escassez de mão de obra qualificada no setor da construção.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!