Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 34 - abril de 2025

DE OLHO NO SETOR

Participação feminina contribui para o desenvolvimento sustentável da pré-fabricação de concreto no Brasil

A atuação de mulheres no setor têm aumentado na última década, mas ainda há muitas oportunidades em diversos segmentos para alavancar a participação feminina, desde a área de projetos com o sistema construtivo, passando pela operação e liderança nas indústrias, nos fornecedores e construtoras até o trabalho no canteiro de obras

Para Luciana Pimenta Reis, gestora de Recursos Humanos da indústria, responsável por todos os aspectos relacionados à gestão de pessoas, desde administração de pessoal até cultura organizacional, ser líder nesta área que tem que estar alinhada constantemente com as estratégias da empresa, representa a conquista do respeito pelo lugar alcançado. “Lidar com as demandas da empresa, dos gestores e dos colaboradores, alinhando e atendendo a todos, buscando resultados eficazes e satisfatórios a todas as partes é desafiador, porém motivador. Estar neste cargo representa que a mulher é capaz e pode contribuir valiosamente para a empresa”, destaca. 

Gerente técnica da Precon, Lívia Chaves do Vale Dourado, concilia seu trabalho de liderança com a maternidade. Lívia é mãe do Rafael e Lis.


Na avaliação de Mariana, a presença feminina nas áreas técnicas e operacionais contribui para a diversidade e inovação, trazendo um olhar detalhista e uma abordagem diferenciada para os processos. As mulheres demonstram alto desempenho e engajamento, especialmente em setores como acabamento de peças. “A integração entre homens e mulheres ocorre de maneira natural, promovendo um ambiente equilibrado e colaborativo. Mais do que uma complementação de habilidades, a empresa enxerga essa diversidade como uma força essencial para o crescimento e aprimoramento contínuo das equipes”, acrescenta.

A engenheira civil Maria Angela, da Tranenge, iniciou sua carreira como estagiária de Meio Ambiente, em 2006, atuando também nas áreas de (QSMS) Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde. Dessa vivência, decidiu cursar Engenharia Civil e hoje trabalha no setor de Orçamentos e Desenvolvimento de Negócios. 

“Em nossa empresa, podemos observar como a diversidade de gênero nas equipes contribui para uma melhor dinâmica de trabalho. Temos muitas histórias de sucesso de mulheres que começaram na empresa através de programas de jovem aprendiz, estagiárias e que têm se destacado em suas funções na área Jurídica, Financeira, RH, Marketing, Segurança do Trabalho, Engenharia e Desenvolvimento de Negócios, contribuindo de maneira significativa, mostrando como suas habilidades, como a atenção aos detalhes e a capacidade de trabalhar em equipe, têm sido fundamentais para o sucesso dos nossos projetos”, afirma Maria Angela.

No decorrer dos 19 anos na empresa, ela avalia que sua bagagem profissional é fruto do trabalho em diversos setores, que lhe proporcionou muito aprendizado, trazendo novas perspectivas de atuação.
 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!