Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 8 - agosto de 2016

ARTIGO TÉCNICO

Pontes de concreto pré-fabricadas vs. a construção no canteiro de obras na perspectiva de vida útil


6.4 Impacto ambiental
No seguinte exemplo, foi usada a ferramenta de Impactos ao Meio Ambiente do projeto ETSI para a alternativa de ponte construída no local.
A Figura 11 mostra o potencial de aquecimento global durante diferentes fases do projeto da ponte. Podemos ver que o concreto e o aço são os dois materiais dominantes e que a construção e a End Of Life (EOL – Final da Vida Útil) são as duas fases mais importantes.
A Figura 12 mostra os impactos ambientais em potencial normalizados durante a vida útil total da ponte. Podemos ver que o maior impacto ambiental em potencial é eutrófico (EP). Esse impacto deriva primordialmente do revestimento do aço e do zinco. 


Figura 11. Impactos em potencial normalizados e ponderados no aquecimento global para a ponte construída no local (EOL significa End Of Life – Fim da Vida Útil), Projeto ETSI, 2013.


Figura 12. Potencial de Impactos Ambientais normalizados durante a vida útil total da ponte. Projeto ETSI, 2013.

De modo geral, não devemos esperar que a ilustração acima apresente uma mudança significativa se considerarmos uma ponte pré-fabricada. No entanto, as mudanças nas quantidades mudarão o impacto ao meio ambiente. 
O estudo do impacto ao meio ambiente é muito raro para projetos de pontes de tamanho normal, como a ponte acima de três vãos livres de laje. Existem diversos motivos para isso: 
Os projetos de pontes consistem de muitos elementos diferentes
Longa vida útil
Incertezas significativas
Complexidade (não apenas CO2 e dejetos)
Falta de dados do local
Falta de regras de monetização (Taxa de descontos, impostos etc.)
Como podemos ver na lista acima, conduzir e usar os Valores Culturais. (LCA), juntamente com o Custo da Vida Útil (LCC) quando escolhemos a melhor alternativa de ponte é uma questão complexa que exige normas e orientações nacionais. No entanto, é evidente que os Valores Culturais têm um valor primordial na agenda política. 
 

7 CONCLUSÕES
A partir das tendências da Europa setentrional e da grande iniciativa do projeto Every Day Counts nos Estados Unidos, parece que as alternativas de pontes pré-fabricadas estão ganhando força. Trata-se de uma tendência que é impulsionada especialmente por uma redução do custo para o usuário devido aos transtornos no tráfego quando comparado com a alternativa de construção no canteiro de obras. Além disso, há uma redução no risco relacionado com a construção quando o uso de andaimes é minimizado. 
O uso de pontes pré-fabricadas é recebido com algumas reservas no que se refere à estética. 
São necessárias ferramentas e orientações para que seja possível analisar os impactos econômicos e ambientais das alternativas de pontes. Além disso, é necessária uma norma nacional para a integração dos valores culturais e do custo da vida útil. 
É altamente importante que os materiais usados e os contratos apoiem as considerações acima para que seja possível atender às exigências das futuras pontes a baixo custo e com o mínimo de impacto ao meio ambiente. 
É necessária a coleta sistemática de dados entre todos os públicos estratégicos, tanto no âmbito nacional quanto internacional. 
 

8 REFERENCIA
Bakker, M., 2014. Prefab vs. In-situ concrete viaducts, 2014, TUDelft e BAM.
Projeto ETSI, 2013, Bridge Life Cycle Optimization Stage 3, http://etsi. aalto.fi/Etsi3/PDF/Reports /ETSI _Stage3.pdf 
Every Day Counts - www.fhwa.dot.gov/everydaycounts/  
Jensen J. S., Sloth M., Linneberg P., Paulsson B., Elfgren L., MAINLINE - MAINtenance, renewaL and Improvement of rail transport iNfrastructure to reduce Economic and environmental impacts, IABMAS 2014
Larsson, J. and Simonsson P., 2012 - Barriers and drivers for increased use of off-site bridge construction in Sweden, Luleaa University of Technology.
L0, 2012, Underrapportering of arbejdsulykker, Landsorganisationen i Danmark, 2012 (em dinamarquês)
MAINLINE, 2013, MAINtenance, renewaL, and Improvement of rail transport iNfrastructure to reduce Economic and environmental impact, www.mainline-project.eu
Thoft Christensen, P., Baker, M. J., Structural Reliability Theory and its Applications, Springer Verlag, 2982
Este artigo foi publicado originalmente no:
IABMAS 2016 Proceedings - Maintenance, Monitoring, Safety, Risk and Resilience of Bridges and Bridge Networks — Bittencourt, Frangopol & Beck (Eds) 
0 2016 Taylor & Francis Group, Londres, ISBN 978-1-138-02851-7

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