Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 8 - agosto de 2016

ARTIGO TÉCNICO

Pontes de concreto pré-fabricadas vs. a construção no canteiro de obras na perspectiva de vida útil

 


Figura 9.Custos de inspeção (especificamente custos de Propriedade e Manutenção). Projeto ETSI, 2013.


Um estudo comparativo durante um período de 100 anos mostra que se os custos de reparos para o concreto, inclusive as vigas laterais, foram 10% mais altos para a ponte pré-fabricada quando comparados com a ponte construída no canteiro de obras, o Valor presente Líquido do reparo (com desconto de 5%) será marginalmente mais alto (aproximadamente 3%). Embora não tenhamos dados quantitativos para comprovar, o custo de reparos adicionais (devido às junções adicionais para a alternativa pré-fabricada) será muito alto se forem um fator de influência para a alternativa da ponte construída no canteiro de obras.


6.2 Custos para o usuário
Os custos para usuário devido ao transtorno no tráfego foram calculados com base nas seguintes suposições:
Passagem superior:
O Tráfego Diário Anual é igual a 10.000 veículos
A redução da velocidade vai de 50 km/h para 30 km/h
Desvio de 1 km durante a construção
Passagem inferior:
O Tráfego Diário Anual é igual a 40.000 veículos
A redução da velocidade vai de 110 km/h para 70 km/h
Número limitado de faixas de trânsito durante a construção (de 6 para 4 faixas)
Calculou-se um período de 100 anos e uma taxa de 5% de desconto. Foi usado o programa desenvolvido pela Danish Road Administration para o cálculo do transtorno ao usuário da estrada. 
O tempo de construção da ponte no canteiro de obras é de um ano com um custo para o usuário de 0,1 milhão de coroas dinamarquesas por dia (sem congestionamento), ou seja, um total de 37 milhões de coroas dinamarquesas durante o período da construção. O Valor Presente Líquido durante a operação é de 0,2 milhão de coroas dinamarquesas devido ao reparo da superfície, inclusive do concreto, das vigas laterais e dos suportes.  
O tempo de construção da ponte pré-fabricada é de 7 meses, com um total de 22 milhões de coroas dinamarquesas em custos para o usuário durante o tempo de construção. O Valor Presente Líquido durante a operação é similar ao da alternativa da ponte construída no local. 
Com base nessas descobertas, podemos concluir que o custo para o usuário é o principal fator de influência na escolha de uma ponte pré-fabricada em vez de uma ponte construída no canteiro de obras. 


6.3 Acidentes
Com base no estudo de Thoft Christensen et al, de 1982, conhecemos a probabilidade de mortes no Reino Unido durante a década de 1970 para diferentes atividades. Consulte a Figura 10.


Figura 10. Probabilidade de mortes durante diferentes atividades no Reino Unido na década de 1970.  Estudo de Thoft-Christensen et al, 1982.


Números mais recentes da Dinamarca para o período de 2003 a 2008 sugerem 2,5 mortes por hora por 108 pessoas em obras civis e de construção, LO 2012.
Se partirmos do pressuposto de que o custo para sociedade associado com uma morte é de 20 milhões de coroas dinamarquesas (2,7 milhões de euros), então o custo devido a acidentes é de 0,24 milhão de coroas dinamarquesas para a ponte construída no canteiro de obras e de 0,14 milhão de coroas dinamarquesas para a ponte pré-fabricada. 
Desde um ponto de vista econômico, o custo associado com os acidentes no canteiro de obras não é tão importante quanto os custos para o usuário devido ao transtorno no tráfego. 
Acidentes recentes devido às quedas de andaimes experimentados nos países escandinavos sugerem que essa pode ser uma área onde os riscos e os custos associados precisam de análises mais aprofundadas.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!