Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 31 - abril de 2024

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Pré-fabricado de concreto: essencial para a modernização de rodovias e da mobilidade urbana

Solução construtiva sempre é avaliada na etapa de projeto e tem sido cada vez mais empregada em obras de infraestrutura rodoviária e de mobilidade urbana, contribuindo de forma direta para a redução do prazo, de custos, do período de interferência nas operações, de desperdícios e de exposição a riscos de segurança no ambiente da obra

Havia ainda a limitação de giro dos equipamentos de içamento, por causa da altura e largura do túnel. A esteira pendurada no centro onde puxava o entulho da máquina tuneladora para levar o material da escavação adiante no túnel também passava sobre a montagem e limitava o içamento e montagem de peças. A equipe tinha que encontrar alternativas para montar peças com elevada sobrecarga e pouquíssimo acesso, através de plano de rigging para diversas situações distintas, com auxílio de dois guindastes, um caminhão munck e duas plataformas elevatórias.

Metrô Ipanema - Expansão General Osório 

Cliente: CBPO Engenharia LTDA 
Volume de concreto: 2.362m³ 
Tipo de peças: Pilares, vigas armadas, vigas protendidas, lajes alveolares e painéis em L maciços 
Projeto Estrutural: Eriton Nunes Costa 
Indústria de Pré-Fabricados: Cassol Pré-Fabricados
Período de execução: fevereiro a julho de 2015

A montagem foi um dos grandes desafios da obra, pelo pouco espaço, limitação de giro de equipamentos e entrada e saída das máquinas para a realização de outras etapas de fundação

Na estação de metrô, foram executadas placas maciças em L sobre radier para delimitar o local de passagem dos metrôs e apoiar as lajes da plataforma sobre essas placas, para ser o acesso dos usuários. Nas estações ainda foram montados os sistemas de pilares, vigas, lajes e escadas para acesso às plataformas.

Outra obra em andamento com estruturas pré-fabricadas de concreto fornecidas pela Engemolde está relacionada à infraestrutura da cidade de Macaé, que impacta a mobilidade urbana. O município de Macaé possui diversos bairros com cota topográfica abaixo do nível do mar, o que favorece alagamentos em toda a cidade. Para mitigar os efeitos das grandes chuvas e evitar inundações, estão executando um grande projeto de macrodrenagem, com tempo seco e bombeamento das águas pluviais.

A região em questão tem grande densidade populacional, e greide pré estabelecido, não sendo possível elevar o nível das ruas. A maneira encontrada para manter a seção hidráulica necessária foi a redução da altura útil dos elementos, sendo utilizado várias seções de aduelas convencionais e bipartidas com vãos internos de até 6,00 metros e altura máxima até 3,00 metros. As galerias que estão sendo instaladas têm capacidade para suportar a precipitação de chuvas até 22 mil litros por segundo, considerando dados meteorológicos dos maiores volumes de chuvas registrados nos últimos 20 anos no município.

A Engemolde forneceu mais de 8 km de aduelas, produzidas em concreto de alta resistência, tendo até o momento alcançado mais de 12.000 m³. A rede possui grande variabilidade de traçado, reaterros e utilização, de ruas secundárias a avenidas principais, trechos de parque linear e travessias TB45. O principal desafio se dá devido ao fato que mais de 40 % da rede foi projetada paralela a linha férrea, aumentando significativamente o empuxo lateral, além de o solo, por ser uma região costeira, possuir lençol freático elevado e baixa coesão, aumentando o trabalho geotécnico.

Para resolver a questão da baixa resistência do solo, a indústria, em conjunto com Consórcio ENZA e os geotécnicos desenvolveu elementos com geometria especial, com chaves de cisalhamento nas paredes laterais, para aumento do coeficiente de atrito entre os elementos pré-fabricados e o solo. Os módulos possuem dispositivos de ligação, de alta tecnologia, que interligam os pré-fabricados e aumentam a resistência à tração e cisalhamento dos módulos, reduzindo a possibilidade de recalque diferencial eles. Somado ao recalque a qualidade ruim do solo, a obra foi executa em ruas estreitas e de difícil acesso, fazendo com que grande parte do fornecimento fosse realizado com peças segmentadas (aduelas bipartidas), para viabilizar o transporte, lançamento e montagem.

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