Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 31 - abril de 2024

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Pré-fabricado de concreto: essencial para a modernização de rodovias e da mobilidade urbana

Solução construtiva sempre é avaliada na etapa de projeto e tem sido cada vez mais empregada em obras de infraestrutura rodoviária e de mobilidade urbana, contribuindo de forma direta para a redução do prazo, de custos, do período de interferência nas operações, de desperdícios e de exposição a riscos de segurança no ambiente da obra

A superestrutura da ponte para o VLT, com 502 m², foi executada em pré-fabricados de concreto, fornecidos pela Engemolde, sendo 23 vigas de 25,10 metros de comprimento e 0,70 metros de altura, utilizando protensão aderente com cordoalhas CP210. O concreto com resistência de projeto de 50 MPa, acabou atingindo 86 MPa aos 28 dias por opções do fabricante das peças para encurtar prazos de fabricação. Além das vigas, foram utilizadas pré-lajes autoportantes escoramento, transversinas e barreiras tipo New Jersey.

Situada em frente à rodoviária Novo Rio, abaixo do Viaduto do Gasômetro e sobre o Canal do Mangue, a cota máxima de cheia impedia que os encontros fossem rebaixados, assim como a cota de fundo do viaduto existente, limitava a elevação do greide. Além da citada limitação de altura da superestrutura, foi especificado e executado um contrapiso de 36 centímetros de concreto, sobre o tabuleiro da ponte, para abrigar todas as instalações, multidutos e trilhos do VLT. Este acréscimo não pôde ser incorporado à estrutura, para fins de cálculos, mas representou um acréscimo significativo no peso próprio. O desafio deste projeto foi a restrição na altura das vigas, limitadas a 70 centímetros para vencer o vão de 25,10 metros, desta forma foram utilizadas 23 vigas com 0,90 metros de entre eixos.  

Pela importância da obra, por seu cronograma ousado de execução e pelos desafios de projeto a pré-fabricação em concreto foi escolhida, além de outros benefícios como a redução do canteiro de obras, qualidade e processos bem definidos, redução de custos, menor impacto ambiental e maior durabilidade e capacidade de resistir a condições adversas.

Ainda no Rio de Janeiro, a Cassol Pré-Fabricados forneceu as estruturas pré-fabricadas de concreto para a obra de ampliação do Metrô Ipanema, Expansão General Osório. A estação de metrô General Osório/Ipanema, foi inaugurada em 2009, passou por diversas ampliações, sendo a maior delas para interligar um acesso da Lagoa Rodrigo de Freitas à estação. O pré-fabricado possibilitou diminuir o acesso de pessoas, serviços e gestão no canteiro, que possuía diversas dificuldades pela complexidade do local. Além disso, o prazo e o plano de ataque eram pontos decisivos na contratação da indústria, para assegurarem o atendimento à demanda contratual.

Ponte sobre o Canal do Mangue – VLT Carioca – Terminal Intermodal Gentileza 

Cliente: Construtora Zadar Ltda.
Volume de concreto:  171,16 m³ 
Tipo de peças: Vigas longarinas protendidas – fio aderente, transversinas, pré-lajes e barreiras pré-fabricadas
Projeto Estrutural: QC Queiroz Engenharia, Consultoria e Assessoria Técnica Ltda.
Arquitetura: José Candido Arquitetos Associados 
Indústria de Pré-Fabricados: Engemolde
Período de execução: fevereiro a junho de 2023

A obra foi quase em sua totalidade executada sobre e entre rochas. A 31 metros de profundidade, foi necessário aguardar a abertura do túnel na rocha para iniciar os serviços de fundações e montagem de pré-fabricados. Parte da obra do acesso à Lagoa Rodrigo de Freitas foi apoiada sobre a própria rocha do terreno: onde se executou concreto projetado nas paredes do túnel (com aplicação de armadura), feita a regularização da superfície, para apoiar lajes diretamente no local. Em outros pontos, foram montados pilares sobre pequenas sapatas sobre a rocha, sem cálices; ligação por inserts e parafusos de ligação. 

Por ter um acesso único à obra, foi necessário executar a montagem dos dois túneis secundários para depois finalizar a estação, porque não haveria saída.  A execução das demais atividades no canteiro tinham que ser sincronizadas com o planejamento e montagem do pré-fabricado. Dessa forma, primeiro executava-se um trecho de fundação, para depois entrar a montagem do pré-fabricado, que tinha que sair com os equipamentos, para liberar o próximo trecho de fundação e assim sucessivamente uma vez que o prazo da obra era muito curto. 

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