INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA
Solução construtiva sempre é avaliada na etapa de projeto e tem sido cada vez mais empregada em obras de infraestrutura rodoviária e de mobilidade urbana, contribuindo de forma direta para a redução do prazo, de custos, do período de interferência nas operações, de desperdícios e de exposição a riscos de segurança no ambiente da obra
Sobre os benefícios, ele cita qualidade da geometria e do concreto, economia na execução e sobretudo agilidade na obra, uma vez que essas peças, pequenas, podem ser transportadas com facilidade, ao nível do terreno, mas mesmo pela linha enterrada, se já estiver escavada.
O sistema construtivo industrializado, que concede maior velocidade à execução das obras e reduz os impactos à população. Para Leonardo Hadade, diretor da T&A, indústria que foi responsável pelo fornecimento das estruturas de pré-fabricado de concreto para a construção do BRT de Salvador, outro aspecto importante é que ele evita paralisações na construção em períodos de chuva. “A sua maior sustentabilidade também tem sido uma grande vantagem, uma vez que otimiza o uso de matérias-primas no processo produtivo e reduz a geração de resíduos nos canteiros”, comenta.
Sobre o BRT Salvador, situado na capital baiana, a obra foi feita para melhoria da mobilidade e infraestrutura da cidade. Um dos pontos que chama atenção nessa obra é o comprimento das vigas protendidas, que variou entre 9 metros e 24,60 metros, além da alta resistência inicial do concreto para desforma do elemento, o que só foi possível alcançar devido a um novo traço desenvolvido pela indústria, aliado a um rígido controle de qualidade.
A opção pela pré-fabricação de concreto foi motivada para garantir redução de prazo, elevado padrão de qualidade e, principalmente, para mitigar os impactos com a comunidade e o entorno. O seu uso possibilitou evitar a necessidade de instalação de cimbramento em trechos com interferência com fluxo de massa, ou restrição de espaço físico.
“Para este tipo de obra, que impacta diretamente na qualidade de vida da população, o sistema pré-fabricado de concreto apresentou alguns benefícios bem importantes, como a maior agilidade da obra, já que os elementos chegaram ao canteiro prontos para montagem, e a execução de outras etapas da obra de forma paralela, ganhando tempo. Outro benefício é a garantia de qualidade do pré-fabricado em uma obra que será bastante utilizada pela população, visto que as peças passam por um rigoroso controle tecnológico na fábrica e seguem normas técnicas específicas para garantir a sua durabilidade e a sua adequação à resistência definida no projeto estrutural do BRT”, explicou Hadade.
Montagem da ponte que teve como desafio a restrição na altura das vigas, limitadas a 70 centímetros para vencer o vão de 25,10 metros
Entre os desafios desta obra esteve a necessidade do desenvolvimento de um novo traço do concreto para garantir a sua alta resistência inicial. “Nossa equipe de produção também teve que trocar as fôrmas metálicas quase que diariamente por conta da grande variação do comprimento das peças da estrutura e para garantirmos a sequência de montagem pré-estabelecida. Para garantirmos o atendimento aos prazos, fizemos um planejamento de mudança de fôrmas na indústria, onde tínhamos painéis de fôrmas a mais para que as alterações fossem feitas com antecedência”, detalhou Hadade. Em termos de desafios externos, a montagem teve que ser realizada à noite com intervalos de tempo menores para liberação do trânsito logo cedo, no período da manhã.
Outra obra importante foi a construção da ponte sobre o Canal do Mangue para o Terminal Intermodal Gentileza do VLT Carioca, considerado o maior integrador de transporte público da capital do Rio de Janeiro. O terminal permitirá a comunicação entre os dois aeroportos do Rio - Galeão e Santos Dumont -, Rodoviária Novo Rio, BRTs e VLTs, se tornando ponto de origem estratégico para toda a região metropolitana, sendo 14 linhas regulares de ônibus municipais, linha 1 e 4 do VLT e o novo BRT Transbrasil.