PROJETANDO COM PRÉ-FABRICADO
Após o sucesso obtido nas Olimpíadas 2016, no Rio de Janeiro, na Copa de 2014 e também nos Jogos Pan-Americano de 2007, o sistema construtivo está consolidado como alternativa eficiente na construção e reforma de estádios e arenas multiusos, e mostra sua adaptabilidade para atender novos projetos inovadores e cronogramas ousados
Na vanguarda do pré-fabricado
A ABCIC sempre buscou tratar dos assuntos mais relevantes para o setor. Por isso, em 2009, realizou em parceria com a Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE), uma apresentação do engenheiro espanhol Hugo Corres, o fundador e presidente da FHECOR-Ingenieros, que relatou suas experiências na construção do Nuevo Valencia, construído com elementos pré-fabricados de concreto e cobertura em estrutura metálica. Ele enfatizou que o sistema construtivo é um processo mais bem controlado e consequentemente permite uma qualidade melhor da obra.
O Nuevo Valencia possui estrutura horizontal projetada por elementos pré-fabricados protendidos, lajes alveolares (h= 20cm + capa=10cm), vigas com dimensões de 1,20 x 0,65m, estrutura vertical composta por pilares moldados no local. Trata-se de uma estrutura originalmente projetada para uma obra convencional moldada no local e posteriormente convertida para elementos industrializados, visando atendimento ao cronograma de execução. Caso a pré-fabricação tivesse sido considerada já no início da arquitetura, toda a estrutura poderia ter sido no mesmo sistema.
Este evento foi um marco importante no momento em que o país se abria para solucionar os cronogramas das obras que sediaram os grandes eventos, promovendo um debate técnico e das soluções que a pré-fabricação em concreto poderia aportar a este contexto integrando os projetistas e os fabricantes de estruturas. A Presidente Executiva da entidade a época afirmou que os cronogramas e qualidade requeridos só seriam possíveis de serem executados através da industrialização. Estes eventos que contaram com intenso protagonismo do setor representado pela Abcic, deixaram o importante legado de que a pré-fabricação passou a ser vista de uma forma diferente ao demonstrar toda sua capacidade de ação, com tecnologia, qualidade e agilidade. “Temos em nosso país uma engenharia forte, empresários resilientes e quando temos demanda arregaçamos as mangas e temos prazer em trabalhar, demonstrando a capacidade da nossa indústria. E a atuação não foi apenas nos equipamentos esportivos, mas nos aeroportos e mobilidade urbana necessários.”