ABCIC EM AÇÃO
A Abcic reuniu o setor no Concrete Show, por meio do estande institucional e do Seminário Internacional, que contou com seis palestrantes do Brasil e do exterior. A feira também destacou a industrialização no painel especial sobre a transformação do setor da construção civil, que contou com a participação da engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic. O IBRACON tratou da sustentabilidade na área do concreto. A solenidade de abertura teve ainda as participações de representantes do Governo de São Paulo, da Prefeitura de São Paulo e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp)
O Concrete Show 2023 recebeu mais de 20 mil visitantes entre 8 e 10 de agosto, no São Paulo Expo, público que superou em 11% a edição anterior. No evento, 370 marcas nacionais e de outros países apresentaram novidades e lançamentos de soluções, produtos, equipamentos e serviços para toda a cadeia construtiva.
“Esta edição do Concrete Show foi um reflexo real do potencial do mercado da cadeia produtiva de concreto e de construção civil. O evento está 34% maior em área de exposição na comparação com o ano anterior, ocupando 30 mil metros quadrados do São Paulo Expo. E constatamos que o público visitante teve comportamento similar, superando as nossas expectativas iniciais", destacou o diretor do portfólio de infraestrutura e tecnologia da Informa Markets, Hermano Pinto.
O ambiente favoreceu o relacionamento e a prospecção de negócios, mas também levou conhecimento. Foram mais de 90 horas de palestras e painéis, como o Seminário Internacional "A industrialização da construção em concreto - Tecnologias e soluções rumo à neutralidade de carbono", realizado pela Abcic e que contou com um público altamente qualificado, acima da capacidade do auditório.
Seminário Internacional da Abcic no Concrete Show recebeu um público altamente qualificado e tratou de temas fundamentais para a pré-fabricação de concreto
O Seminário apresentou a industrialização da construção civil como solução para problemas com carência de mão de obra, déficit habitacional e descarbonização; disseminou as boas práticas preconizadas pela Abcic e fortaleceu a integração do ecossistema da construção civil. Realizado em 9 de agosto, evidenciou a importância da industrialização da construção civil. Os estudos de caso apresentados comprovam a eficácia das soluções e o desenvolvimento da tecnologia aplicada ao setor, seja em edificações residenciais, comerciais ou industriais, assim como o avanço em materiais e soluções construtivas.
Na abertura, o presidente do Conselho Estratégico da ABCIC, Felipe Cassol, afirmou que o futuro é digital e sustentável e passa pela industrialização da construção civil. “A Abcic contribui com reflexões e disseminação de boas práticas e, também, com suas ações balizadas em quatro pilares presentes no Planejamento Estratégico: valorização dos associados; estruturação do setor para atender as demandas por edifícios altos; sustentabilidade e controle das emissões de carbono; e o desenvolvimento de um portal de serviços de conteúdo”.
Íria Doniak, presidente-executiva da Abcic, marcando o tom do Seminário, analisou o contexto atual do País, caracterizado pelo déficit de moradias, carência de mão de obra qualificada e necessidade de redução de custos e de desperdício de insumos. “A industrialização da construção civil nacional reveste-se de significado quando novos desafios nos requisitos de projeto além de resistência e durabilidade, novas demandas como desempenho e sustentabilidade são agregados”.
Nesse sentido, para melhor cumprir sua finalidade, “é preciso integração da indústria com a academia e os projetistas, e a programação deste seminário reúne o ecossistema da construção também com essa finalidade”, salientou Íria.
A Abcic apoia o Concrete Show desde a primeira edição, promovendo pré-fabricados de concreto, seja com conteúdo técnico, seja com estande institucional, onde, segundo Íria, “busca-se levar informação sobre as ações realizadas para o desenvolvimento do setor no País, apresentar as ações da Abcic e promover a industrialização da construção, além de criar um espaço de networking para os associados”.