Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 29 - setembro de 2023

ABCIC EM AÇÃO

Pré-fabricados de concreto dão sua contribuição à sustentabilidade: é o presente construindo o futuro

A Abcic reuniu o setor no Concrete Show, por meio do estande institucional e do Seminário Internacional, que contou com seis palestrantes do Brasil e do exterior. A feira também destacou a industrialização no painel especial sobre a transformação do setor da construção civil, que contou com a participação da engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic. O IBRACON tratou da sustentabilidade na área do concreto. A solenidade de abertura teve ainda as participações de representantes do Governo de São Paulo, da Prefeitura de São Paulo e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp)

O Comitê Técnico de Sustentabilidade do Concreto (CT-101), promovido conjuntamente pelo IBRACON, Abcic e pela Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece), planeja elaborar uma plataforma interativa com informações sobre produtos e as soluções para estruturas de concreto para orientar o meio técnico sobre as tecnologias com menor impacto ambiental.

O coordenador do CT 101 e do Seminário IBRACON “Sustentabilidade: os desafios da cadeia do concreto”, o engenheiro Carlos Massucato, sustentou que, para fazer frente à crise climática, as estruturas precisam começar a ser avaliadas em termos de suas emissões de dióxido de carbono. “Sabemos que existem edifícios que são construídos com 60 kg de CO2 por metro quadrado, enquanto outros demandam 100 kg de CO2 por metro quadrado!”, alertou.

Para incentivar o setor a usar menos clínquer, menos cimento e menos concreto nas construções, é preciso aumentar o uso do concreto dosado em central nas obras (hoje, em torno de 25%) e aumentar a industrialização do setor. O CT 101 pretende lançar até o ano que vem uma prática recomendada para avaliação do desempenho ambiental de materiais cimentícios e de estruturas de concreto armado. Um dos aspectos a serem contemplados na prática é o potencial de fixação de gás carbônico nas estruturas de concreto por recarbonatação.

O arquiteto Paulo representou a Abcic no Seminário do Ibracon e cumprimentou o professor Paulo Helene, presidente do Instituto

Este assunto foi exposto pela professora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Edna Possan, no Seminário, que discutiu três processos: a cura carbônica, o tratamento dos agregados reciclados com carbono e o processo natural de carbonatação, e comentou sobre diferentes exemplos de iniciativas que estão ocorrendo no mundo, como o DAC - Direct Air Capture, a remoção de carbono por meio de plantas, capturas feitas diretamente em fábricas e estocagem de carbono em depósitos geológicos.

Na avaliação do Prof. José Marques, “as bases conceituais e científicas para a sustentabilidade na cadeia do concreto já estão postas”. A chave é como aplicá-las no uso do concreto por meio de ferramentas, tais como: avaliação do ciclo de vida, projeto e construção para o desempenho da estrutura, controle da qualidade e da durabilidade dos componentes da construção.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!