Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 4 - abril de 2015

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Pré-fabricados de concreto sustentam expansão do segmento de CDLS

Ainda aquecida e com projeções otimistas para o futuro, construção de Centros de Distribuição e Logística confirma o papel decisivo das estruturas pré-fabricadas de concreto ao assegurar rapidez, menor custo e qualidade final nas obras


Vendramini: "A utilização de sistemas pré-fabricados de concreto tem muito a oferecer para construção de CDLs"

Em função do bom momento atual e das boas perspectivas do segmento de CDLs, cresce também o otimismo em relação a empresas voltadas para a construção desses centros. Nesse caso, os fabricantes de estruturas pré-fabricadas de concreto ganham especial destaque por ser um dos sistemas estruturais mais utilizados nessas construções. “As soluções industrializadas tem acompanhado o processo de expansão e modernização deste tipo de empreendimento, caracterizando certamente um efetivo crescimento conjunto”, diz Aguinaldo Mafra Júnior, presidente do Conselho Estratégico da Abcic e diretor comercial da Cassol. “O pré-fabricado de concreto atende perfeitamente as necessidades desse segmento no que tange a velocidade da execução do empreendimento, ao seu custo final e também ao ciclo de vida”, acrescenta Paulo Sergio Cordeiro, diretor de Marketing da Abcic e de diretor de Vendas e Marketing da Leonardi.
Para o executivo, a tendência no médio prazo é de continuar em expansão esse segmento. “Temos informações sobre planos de diversos fundos de investimentos de grande porte. Notamos uma atratividade muito grande por parte dos investidores. Só para se ter uma ideia, somente um desses grandes fundos focados nesse tipo de empreendimento tem programado investimento na faixa dos R$ 300 milhões”, observa Cordeiro.


Centros de distribuição e logísticas são obras que permitem a combinação harmônica do pré-fabricado com outros sistemas construtivos modernos.

Do ponto de vista do projeto desses centros, o maior desafio é sempre o prazo para a execução da obra, normalmente muito reduzido. “O que acontece é que esse tipo de obra é, quase sempre, financiada por fundos de investimento, que postergam o início do projeto, fazendo com que estes fiquem prontos junto com o início da própria obra, o que dificulta muito o desenvolvimento do projeto”, explica o projetista de estrutura, João Vendramini, responsável por vários projetos de CDLs.
Segundo o projetista, em decorrência dos prazos exíguos, não só para projeto, mas também para a execução da obra, o uso de pré-fabricado vem se mostrando de suma importância nas chamadas obras ‘fast track’. “Além disso, o pré-fabricado assegura a qualidade ao produto final e também oferece o benefício da redução de mão de obra no canteiro”, lembra Vendramini.
O projetista entende que o uso de pré-fabricado em centros de distribuição e logística deve ser sempre uma opção estrutural a ser estudada nos empreendimentos projetados. “O uso da industrialização na construção civil brasileira é um caminho sem volta a bem da melhoria contínua dos processos, da segurança em todas as fases executivas e também no produto final oferecido”, sustenta Vendramini. “Nesse sentido, a utilização de sistemas pré-fabricados de concreto tem muito a oferecer para a construção desse tipo de empreendimento e na construção de forma geral, seja nas soluções de estruturas em esqueleto, isto é, pilares, vigas e lajes, como também nas soluções de painéis estruturais portantes, ou ainda nos painéis arquitetônicos, isto sem falar nas soluções para obras industriais e de infraestrutura”, complementa.


Pré-fabricado de concreto é mais vantajoso para construção de centros logísticos por acelerar a conclusão da obra

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