Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 4 - abril de 2015

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Pré-fabricados de concreto sustentam expansão do segmento de CDLS

Ainda aquecida e com projeções otimistas para o futuro, construção de Centros de Distribuição e Logística confirma o papel decisivo das estruturas pré-fabricadas de concreto ao assegurar rapidez, menor custo e qualidade final nas obras

Vendramini lembra que, recentemente projetou, junto com o engenheiro Cesar Pereira Lopes, o Centro Logístico Embú II – Rodoanel. A obra pertence à empresa Sanca Engenharia e os pré-fabricado foram fornecidos pela CPI. “Trata-se de um centro de distribuição composto por dois grandes prédios constituídos de pilares de concreto, vedação em painéis arquitetônicos maciços de concreto protendido e cobertura metálica”, explica o projetista. Relata também que há um mezanino na fachada frontal que utiliza vigas em concreto armado e lajes alveolares. “Nesta obra estão presentes boa parte dos sistemas estruturais pré-fabricado, além da interação com a estrutura metálica, o que é muito interessante porque explora o melhor desempenho de cada material, além de proporcionar um casamento harmonioso entre os diversos sistemas construtivos”, pondera.
A propósito da localização desse empreendimento mencionado por Vendramini, há um consenso sobre as oportunidades para a instalação de CDLs nas proximidades do Rodoanel que circunda a cidade de São Paulo. “Tivemos um “boom” muito grande desse tipo de obra a partir da inauguração do Rodoanel, exatamente em função das vantagens logísticas oferecidas pela região”, comenta Paulo Sergio Cordeiro, da Leonardi. “Isso estimulou muitas empresas a investir no entorno do Rodoanel. Esse movimento de instalação de CDLs acabou incentivando ainda a construção de empreendimentos desse tipo também em outras regiões do interior de São Paulo com proximidade a esse entroncamento rodoviário”, completa.
Na avalição de Cordeiro, outro atrativo para o incremento das obras de CDLs com a utilização de pré-fabricado é o fato de que, do ponto de vista tecnológico, a indústria brasileira de pré-fabricado de concreto esta no mesmo patamar dos países desenvolvidos. “Temos aqui tudo o que existe de mais moderno em termos de soluções construtivas, seja em relação a vãos, estruturas, coberturas ou fechamento, assim como em relação a todos os tipos de materiais utilizados em obras desse tipo. Acompanhamos o estado da arte em termos tecnológico existente no mundo”, assegura.


FICHA TÉCNICA
Localização da obra: Embu/SP
Cliente: GTIS Partners
Construtora: Sanca Construções e Incorporações
Estrutura pré-fabricada: CPI
Projeto arquitetônico: MV Escritório de Projetos
Projeto estrutural: Vendramini Engenharia e Escritório Técnico César Pereira Lopes
Ainda em relação à questão dos principais desafios envolvidos nesse tipo de obra, Mafra Júnior, da Cassol, salienta que o maior dos desafios é ter agilidade e velocidade, além da necessidade de vencer grandes vãos. “Esse aspecto, aliás, beneficia e diferencia a industrialização”, comenta. “No caso de obras para CDLs, há uma interdependência intensa entre as várias etapas da obra: fundações, piso, estrutura e cobertura, demandando enorme necessidade de gerenciamento e coordenação, abrindo oportunidades para soluções integradas”, completa Mafra Júnior, salientando ainda que “estar aberto a soluções mistas e trabalhar fortemente os processos internos, a fim de melhorar os aspectos de agilidade e velocidade, são formas de vencer os desafios”, acrescenta.


Detalhe da construção do empreendimento do Grupo Marco Boni

Outro aspecto que gera preocupação para os construtores e também para os pré-fabricadores na hora de erguer um empreendimento de logística é em relação às particularidades de cada obra. “Cada projeto precisa ser customizado. Podemos até ter certo padrão em termos de modulações de peças e de pé direito, mas cada empreendimento é analisado individualmente e adequado às necessidades dos clientes. Em termos técnicos, O CDL depende muito do terreno onde a obra será construída. Muitas vezes, algumas características específicas impõem uma determinada forma de construir. Há também a possibilidade de o cliente necessitar de um galpão com mais recursos e que possa servir mais adequadamente às empresas que o ocupará”, diz Cordeiro.
Um exemplo dessa customização mencionada por Cordeiro é o projeto de um galpão e de uma estrutura de multipavimentos, cujas estruturas pré-fabricadas de concreto foram fornecidas pela Leonardi, destinado à instalação de escritórios administrativos do Grupo Marco Boni, empresa que atua no ramo de cuidados pessoais, higiene e beleza, localizado em Cotia, na região metropolitana de São Paulo. Ocupando uma área total de 16.011,50 m², o empreendimento envolveu a construção de uma superestrutura inteiramente composta de concreto. Foram utilizados pilares de concreto armado, que sustentam vigas de concreto protendido com seção retangular que, por sua vez, servem de apoio para a laje alveolar e painéis de fechamento de concreto da vedação.
Além disso, vigas com seção “I” e “T” servem de apoio para a cobertura de telhas zipadas de aço que dispõe de manta de lã de vidro para isolamento térmico. Sistemas de terças metálicas com telha metálica zipada. Na região do mezanino foram empregadas ligações viga pilar semirrígidas com a utilização de armadura passante através dos pilares centrais e luvas nos pilares de extremidade.
As vigas de cobertura foram moduladas a cada 15m com vão de 22m permitindo maior flexibilidade de layout para o cliente. O sistema de cobertura com telha metálica zipada permite uma maior garantia de estanqueidade para obra. Na região dos mezaninos foram especificados braços com 3,2 m de balanço para servirem de apoio para as lajes aonde foram alojados os escritórios. Esta especificação criou um efeito de volume na fachada com acentuado apelo arquitetônico.
Vale acrescentar ainda que os painéis de fechamento foram feitos em concreto armado com acabamento superficial natural aparente nas duas faces, com espessura de 8 e 12 cm, abas de sobreposição horizontal tipo macho-fêmea para evitar entrada de água; vedação das juntas verticais e horizontais, entre os painéis, com aplicação de mastique flexível na cor cinza, na face externa.

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