Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 30 - dezembro de 2023

ABCIC EM AÇÃO

Prêmio Obra do Ano celebra a integração e os resultados do setor de pré-fabricados de concreto

Solenidade reforçou o papel da construção industrializada de concreto no país e mostrou como o prêmio vem incentivando a criatividade e a sustentabilidade, unindo arquitetura, engenharia e produtividade. Durante o evento, a Abcic ainda homenageou o jornalista Enio Campoi, pelos 50 anos da Mecânica de Comunicação Estratégica

A solenidade do 12° Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto reuniu engenheiros, arquitetos, executivos da indústria e de fornecedores, representantes da academia e de entidades setoriais, profissionais técnicos e jornalistas no dia 29 de novembro, no Espaço Apesp, em São Paulo. O evento celebrou o desenvolvimento do sistema construtivo, por meio de obras criativas e inovadoras, que retratam o estado da arte da pré-fabricação no Brasil.

Empresários, engenheiros e profissionais da construção civil, arquitetos, representantes de entidades setoriais, autoridades e jornalistas celebram a construção industrializada de concreto

Felipe Cassol, presidente do Conselho Estratégico da ABCIC, deu as boas-vindas e agradeceu a todos os convidados e reforçou que o ano de 2023 foi importante, pois foi colocado em prática o Planejamento Estratégico da entidade e foi possível provar a resiliência do setor de uma forma geral, unindo a cadeia em meio a diversos desafios, realizando um segundo semestre positivo, colaborando para que o setor entre em 2024 ainda mais robusto e sólido.

Em seu discurso, ressaltou que a Abcic mostrou sua capacidade técnica e sua importância frente ao mercado, por meio da participação de diversos eventos, como o Concrete Show e o ConstrBusiness, da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). No âmbito internacional, destacou a presença no Simpósio da fib (Federação Internacional do Concreto), realizado na Turquia, que permitiu trazer as boas práticas e a melhor técnica para o país. Também comentou sobre o lançamento da Modern Construction Show, da realização de duas edições do Abcic Networking e de dois seminários, durante o Concrete Show e o Congresso Brasileiro do Concreto, promovido pelo Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), que tiveram foco na neutralidade do carbono. 

“Essa é uma pauta muito forte, principalmente, para a construção industrializada em concreto, pois somos um dos principais protagonistas nesta transformação, contribuindo para reduzir a pegada de carbono. Há muito tempo temos levantado a bandeira da sustentabilidade e, mais do que nunca, precisamos ajudar o ecossistema da construção neste movimento em prol do planeta”, salientou Cassol.

Felipe Cassol: “A Abcic mostrou sua capacidade técnica e sua importância frente ao mercado”.

A Abcic também apoiou diversas iniciativas, como o ENECE, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE), o ABECE-Universidades, e o Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas, realizado pela Associação Brasileira de Pontes e Estruturas (ABPE) e pela ABECE. “Conversando com os profissionais da área de cimento, avaliamos a importância de se ter um cimento de qualidade para o mundo da pré-fabricação e para a pegada de carbono. É preciso um bom cimento para fazer estruturas mais esbeltas e com melhor performance, e para o UHPC (Concreto de Ultra Alta Performance), a fim de reduzir o consumo de concreto por m² de obra e o impacto do carbono em nosso planeta”, explicou Cassol, que comentou sobre as edições lançadas da Revista Industrializar em Concreto.

Outro destaque citado por ele foi a formação dos grupos de trabalho do Planejamento Estratégico, que vão conduzir a entidade e setor para o futuro, ressaltando o empenho e a colaboração dos coordenadores Íria Doniak (Estrutura da Abcic), Vitor Almeida (Valorização Associados e Associação), Bruno Simões Dias (Sustentabilidade), João Carlos Leonardi (Edifícios Altos) e Luiz Livi (Portal do Conhecimento).

Sobre o mercado, Cassol reiterou que a industrialização e a construção off-site estão em pauta no momento e são determinantes para o futuro da construção civil. Em sua análise, o fornecimento de volume de concreto das estruturas pré-fabricadas teve um aumento em todo o país, assim como o share do sistema construtivo se ampliou em relação às estruturas de aço. “Veja um movimento proativo frente às estruturas de concreto, uma aceitação muito grande e, ao mesmo tempo, muito aprendizado daqueles que não aplicavam nossas estruturas”, afirmou. A seu ver, a pré-fabricação está para a construção civil, como o e-commerce estava para o varejo em meados de 2005, 2010. 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!