Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 30 - dezembro de 2023

ABCIC EM AÇÃO

Prêmio Obra do Ano celebra a integração e os resultados do setor de pré-fabricados de concreto

Solenidade reforçou o papel da construção industrializada de concreto no país e mostrou como o prêmio vem incentivando a criatividade e a sustentabilidade, unindo arquitetura, engenharia e produtividade. Durante o evento, a Abcic ainda homenageou o jornalista Enio Campoi, pelos 50 anos da Mecânica de Comunicação Estratégica

O presidente do Conselho Estratégico da Abcic finalizou seu discurso com um olhar positivo para o próximo ano, mesmo diante do momento político nacional sensível e do ambiente de negócios mundial volátil, com as incertezas sobre as guerras, taxas de juros e inflação. “O Brasil tem sido uma opção de investimentos externos e 2024 será positivo, com a construção civil demandando mais de nossa indústria, para que ofertemos boas soluções”.

Dirigentes da entidade, Felipe Cassol e Íria Doniak, destacam a importância da equipe da Abcic ao longo do ano e na organização do evento

Na sequência, a engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, frisou que a solenidade de entrega do Prêmio Obra do Ano é o momento mais importante da associação, porque é possível comprovar os resultados do trabalho realizado pelo setor por meio das inscrições. Desse modo, ela reiterou o convite para que todas as empresas associadas pré-fabricadoras inscrevam suas obras na premiação. “Ao longo de 12 anos, temos recebido obras espetaculares, cada solução é importante sob determinado ponto de vista”, pontuou.

A jornalista Mira Graçano apresentou o Prêmio Obra do Ano

Íria contou que o engenheiro Hugo Corres, professor catedrático da Universidade Politécnica de Madrid, em uma de suas visitas no país, em 2007, durante o ENECE, numa mesa redonda sobre educação e qualificação profissional recebeu uma pergunta sobre quais seriam as características necessárias a um engenheiro estrutural para atuar em um grande volume de obras, uma vez que o Brasil estava próximo do “boom” da construção em 2009. Ele respondeu que um engenheiro que tratou com muita dedicação um projeto de uma pequena residência estaria preparado. “O que ele quis dizer é que paixão pelo que fazemos é o que realmente conta, por isso que toda obra quando tratada como se fosse única, é a nossa melhor obra”, afirmou.

Em seu pronunciamento, Íria evidenciou que todo o setor é vencedor pelos resultados obtidos e salientou a importância das pessoas para que as ações institucionais e das empresas aconteçam. “Precisamos celebrar e estarmos integrados para o avanço da construção civil e para uma maior aplicação da industrialização no setor, mas lembrando sempre que as pessoas são mais importantes neste processo”, disse. Ela agradeceu nominalmente os representantes das entidades parceiras, professores de universidades presentes, além da economista Ana Maria Castelo, da Fundação Getulio Vargas, que apresentará no início do próximo ano a Sondagem da Abcic sobre o setor de pré-fabricados de concreto, durante a edição 15 do Abcic Networking que se realizará no início de fevereiro de 2024. 

Homenagem

A solenidade de entrega do Prêmio Obra do Ano contou com a homenagem ao jornalista, publicitário e relações públicas Enio Campoi, sócio diretor da Mecânica Comunicação Estratégica, assessoria de imprensa da Abcic, que está completando 50 anos de atividades nos mercados interno e internacional.

Mais longeva assessoria de imprensa, comunicação estratégica e relações públicas brasileira do país, possui expertise em diversas áreas, como o agronegócio, automobilístico e transportes, construção e eventos. No âmbito institucional, além da Abcic, atende ainda a Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema) e a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag).

Além de pioneiro, Enio Campoi é um ativista no setor, tendo participação relevante em entidades, como na extinta Aneci (Associação Nacional das Empresas de Assessoria de Imprensa e Comunicação Social), no Sinco (Sindicato Nacional das Empresas de Comunicação Social), e na Rede Brasil de Jornalistas Agro.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!