Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 33 - dezembro de 2024

ARTIGO

Projetos de edificação com elementos pré-fabricados de concreto

Atualmente estamos vivendo um momento transcendental dentro da construção. Embora a pré-fabricação tenha levado décadas emergindo como uma opção preferida para a realização de qualquer projeto construtivo, foi somente agora que possivelmente que diferentes fatores concluíam para suas verdadeiras decolagem e consolidação. A digitalização, a descarbonização ou outros aspectos de índole social como a falta de mão de obra, são, provavelmente os principais motivos que estão desencadeando uma transformação que era inevitável: a industrialização da construção. Projetos de vanguarda como os que apresentamos a seguir são um magnífico exemplo desta alteração. A pré-fabricacão entendida como a variante industrializada da construção em concreto, com todas as vantagens que são agregadas quando se trabalhar com um material de desempenho múltiplo e o que supõe com relação ao controle  e minúcias por materializar os elementos na fábrica, demonstrou sua solvência em tipologias construtivas muito concretas como a industrial ou a logística. No entanto, esta mudança lógica abre as possibilidades dos pré-fabricados de concreto a praticamente qualquer projeto de construção. 

Estrutura pré-fabricada de concreto singular de Rodiñas Pretensados para o hangar destinado a drones no Aeroporto de As Rozas em Lugo
Um dos projetos mais impactantes que revela o crescimento das soluções estruturais em pré-fabricado de concreto são os hangares do aeroporto lucense de As Rozas para drones de grande tamanho. Um deles é o da multinacional INDRA, cujo projeto leva a assinatura do arquiteto pontevedrés César Portela (Prêmio Nacional de Arquitetura em 1999, entre outras muitas premiações). Ele foi projetado para abrigar aviões de 20 metros de envergadura, e, portanto, foram necessárias quatro vigas curvas de grande tamanho para permitir um espaço livre em seu interior de quase 40 metros e sem pilares. O fornecimento e a execução da estrutura pré-fabricada de concreto foram realizados por Rodiñas Pretensados, que necessitaram de guindastes grandes para a montagem das três peças de cada arco. Esta estrutura suporta uma cobertura de placas de policarbonato, formando um hangar translúcido e muito luminoso. A dificuldade do projeto foi gerar uma curva envolvente com pré-fabricado de concreto e que suportasse uma porta de 20 metros de largura por 5 metros de altura. Além disso, a localização dos escritórios foi solucionada com elementos pré-fabricados de concreto para formar a estrutura. Foram utilizados concretos de resistência de 45 (HA-45). Foi uma obra complicada, em um terreno difícil, que exigiu uma fundação especial e 120 colunas de concreto.
Este projeto foi apresentado no dia 27 de fevereiro deste ano dentro do ciclo "Proyecta y construye con prefabricados de hor migón". (Projete e construa com pré-fabricados de concreto) Vídeo completo em https://youtu.be/IDxBj5wOzwk?si=ggT67CI-mhkeizIG 
Estúdios de arquitetura: César Portela e José María García
Empresa construtora: A2
Promotor: INDRA

Iberian Precast dá vida às novas instalações de última geração de Ikerbasque em San Sebastián


IBERIAN Precast, da mão da construtora OHLA e o estúdio de arquitetura Ante – Atelier, estão realizando a construção das novas e revolucionárias instalações da Ikerbasque Foundation for Science em San Sebastián. São instalações modernas de última geração, onde serão instalados, entre outras coisas, 80 laboratórios com pesquisadores nas áreas de computação quântica, neutrônica, supercomputação, química avançada, novos materiais e polímeros. Também terá capacidade para a instalação do sexto computador quântico da IBM do mundo, que será a referência do sul da Europa. Esse projeto ambicioso, cuja construção teve início em fins de fevereiro encontra-se atualmente em fase de montagem e terá mais de 6.000 m² construídos. 
Trata-se de um edifício de plantas múltiplas, com 5 delas sobre rasante e uma planta no sótão. Essa obra é composta por cerca de 1.400 peças pré-fabricadas de concreto. Ficou definido, posteriormente, devido à complexidade que envolvia a montagem, e com o objetivo de absorver as deformações estruturais. A fundação foi realizada mediante parafusos com pilares em dois trechos que envolvem três plantas por trecho. Os pilares dispõem de suportes de diferentes geometrias em todas as suas faces; algumas delas serão utilizadas para suportar saliências.
Foram projetados laços rígidos nas plantas inferiores e superiores e os elementos horizontais resultaram mediante placas alveolares e vigas com um levantamento mínimo. As escadas internas é outro dos pontos a ressaltar da obra, elementos de 11 e 12 trechos respectivamente, de fabricação própria da Iberian Precast, um novo produto que incorporaram a seu catálogo em fins do ano passado.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!