ARTIGO
Estrutura e acabamento pré-fabricado da Precon para o centro de processamento de dados em Alcalá de Henares (Madri)
O edifício tem 13,60 m de altura total e pertence a um setor principal de 67,10 x 72,11 m (sala de TI mais chip elétrico) mais edifício anexo de escritórios unidos ambos por uma passarela. O acabamento foi realizado mediante painéis de acabamento com peso reduzido de até 12,80 m de comprimento em disposição vertical com acabamento exterior texturizado. Os núcleos de comunicação na região dos escritórios resultaram com o uso de painéis maciços autoportantes e escadas pré-fabricadas.
O edifício anexo de escritórios consta de duas plantas de concreto forjado que resultou mediante o uso de placa alveolar mais capa de compressão e vigas de seção T invertida. O setor principal consta de uma planta de forjado mais cobertura leve a 3% e pendente duplo em módulos de 22 x 5,30 m.
Deve ser destacado o projeto do setor principal em que o espaço foi otimizado, sendo condicionante do projeto minimizar o número de pilares instalados bem como o canto dos elementos dispostos. O forjado nessa zona foi projetado para grandes luminosidades de até 22 m e sobrecarga de 15 KN/m². Isso foi resolvido mediante vigas principais de seção T invertida sobre as que apoiam as vigas secundárias de seção dupla T e uma placa superior colaboradora de concreto in situ vertido sobre placas pré-fabricadas, sendo a borda de 0,90 m mais a inclinação de 0,40 m resultando em um total de 1,30 m.
Como condicionante adicional ao projeto da estrutura do setor principal é que ela foi projetada sem juntas de dilatação, incluindo as ações reológicas e térmicas no dimensionamento da mesma.
Estrutura e acabamento totalmente em pré-fabricado de concreto da Formac para as novas instalações da Tecnove em Herencia (Ciudad Real)
As novas instalações da TECNOVE são compostas por edifícios pré-fabricados de 15.000 m² mais uma área central de escritórios, totalizando cerca de 18.000 m² de estrutura. O promotor procurava um fornecedor que lhe proporcionasse todas as soluções estruturais de sua obra. A FORMAC, em colaboração direta com a Direção Facultativa, realizou a otimização da estrutura e resolveu todos os aspectos estruturais da mesma.
Foram incorporadas vigas do tipo trilha de bordas DT-90, que apoiadas em meia madeira, atendem aos requisitos estritos de flecha que eram exigidos pelo fornecedor da ponte rolante, melhorando o comportamento da referida viga em relação ao seu homólogo em metal.
A cobertura, com vigas delta de 30 metros e correias tubulares, foi dimensionada para suportar todo tipo de instalações, tanto suspensas como apoiadas, realizando-se um ajuste de todos os elementos para atender às altas exigências estruturais do projeto.
O polígono onde se assentam as novas instalações apresentava grande desnível, problema que foi solucionado com a utilização de muros de parede dupla de 4 metros de altura, calculados para suportar a passagem de veículos de grande tonelagem, além dos esforços gerados pela contenção de terras.
Com relação ao acabamento, são mais de 9.000 m² de painéis, que puderam ser fabricados em menos de 2 meses.
Descrição dos elementos pré-fabricados de concreto fornecidos:
Quanto ao prazo, o promotor procurava executar a parte pré-fabricada da obra em um prazo máximo de 6 meses, realizando todas as tarefas pré-fabricadas em menos de 4 meses. Projeto do estúdio de arquitetura de Gustavo Adolfo Gómez Valadés.