ARTIGO TÉCNICO
Painéis arquitetônicos de concreto branco da Panelastur para o edifício residencial "Las Terrazas del Prado" en Valladolid
Trata-se de obra residencial de 137 residências inovadoras e sustentáveis, situadas em um enclave privilegiado. Essa obra conta com uma fachada de 3.000 m², realizados em painel arquitetônico liso em concreto branco natural, sem a aplicação de qualquer tipo de tratamento de pintura nem esmalte. Essa homogeneidade de cores é obtida graças à utilização de áridos selecionados e a um processo controlado de cura do concreto.
Na PANELASTUR estão enfocados em uma política de melhoramento contínuo e de pesquisa, tanto de processos construtivos como de instalação. Nesse caso em particular, foi empregado seu sistema patenteado de “suporte de sustentação DINAVE” para a colocação de painéis arquitetônicos de fachadas, o que permitiu reduzir praticamente na metade os tempos de montagem com relação aos sistemas tradicionais, mediante soldagem e chapas embutidas em lajes que vinham sendo utilizados até pouco tempo. Graças a isso, no último ano foi possível a realização de mais de 500 residências plurifamiliares em altura por todo o território nacional, bem como diversas obras do setor público como colégios, institutos, centros penitenciários, universidades, centros de saúde, etc.
Promotora: Norforest
Empresa construtora: Ferrovial Construcción
Painéis arquitetônicos maciços de concreto da Pariente Bellesteros para edifício residencial da VPO em Sevilha
A Prefeitura de Sevilha, através da empresa municipal de residências, a Emvisesa, continua avançando na estratégia de ampliação do parque público da cidade com a finalização de 83 residências de proteção oficial (VPO) em Cisneo Alto, a primeira que a Emvisesa constrói depois de uma década. A empresa construtora Vialterra levou a risca um conjunto residencial que abriga, além das residências, locais comerciais, garagens e depósitos. Consta de uma planta no sótão, planta baixa + 4 e cobertura. É um edifício de bloco fechado, com um pátio central com espaços para a comunidade. É articulado em torno de 4 núcleos de comunicações cada um em cada esquina do edifício.
As fachadas resultaram mediante painéis arquitetônicos maciços de concreto armado com espessura de 10 cm nas cores branca e cinza texturizadas. Esse projeto supôs um desafio na definição de ancoragens especiais dos painéis, que foram levadas a cabo em colaboração com a empresa RECENSE, especialista em fixações para o pré-fabricado.
OUM Wellness: edifício de consumo de energia nulo em Monterrey (México) com tecnologias avançadas de concreto da CEMEX
O OUM Wellness é um edifício de bem-estar localizado em Monterrey (México) que promove um conceito de saúde integral, oferecendo um lugar de relaxamento, restauração e integração social, tudo obtido através de espaços verdes recreativos. O imóvel tem a máxima ambição ambiental e energética; deve ser capaz de produzir a mesma energia que consome ao longo do ano (nZEB) com fontes de energia renovável e creditar algumas certificações de qualificação muito alta.
A fachada longitudinal é composta por 115 elementos pré-fabricados de concreto intercalados que atuam como persiana. A composição desses elementos singulares proporciona sombra e intimidade aos espaços intersticiais e configuram a estética e estamparia do edifício. O projeto, a geometria, materialidade e disposição na fachada de cada um desses elementos pré-fabricados foram criados para gerar e maximizar estratégias bioclimáticas enfocadas na redução da temperatura do ar exterior que entra no edifício.
Os painéis industrializados foram fabricados pela Kinetica utilizando tecnologias avançadas de concreto da CEMEX. Esses elementos constam de 2 camadas: uma camada exterior, cuja função principal é estrutural e estética, realizada com concreto de altos rendimentos reforçado com fibras ResiliaTM, que permitiu eliminar o uso de armação convencional, potencializando a seção e reduzindo ao mínimo a quantidade de material e, portanto, também o peso das peças, o que é muito importante na logística e execução com elementos pré-fabricados; e a camada interior, composta pela tecnologia de concretos porosos da Cemex PerviaTM. Através dela, pode-se fazer circular e drenar água reciclada dos sistemas de condicionamento com o objetivo de gerar um efeito de resfriamento evaporativo do ar que atravessa os vãos intersticiais entre peças. Com isso é possível pré-condicionar o ar exterior que entra no edifício nos meses de maior calor e reduzir sua temperatura entre 4°C e 8°C.
As peças tinham dimensões de 5 metros de comprimento e alto índice variável (aproximadamente 1 metro) e contam cada uma delas com 3 pontos de ancoragem. As 2 camadas de concreto não exigem elementos conectores adicionais.
A solução foi desenvolvida através de um processo colaborativo entre o estúdio de arquitetura PICH Architects e a equipe de Pesquisa e Desenvolvimento Global da CEMEX na Suíça. O edifício foi inaugurado em março de 2023