Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 33 - dezembro de 2024

ARTIGO TÉCNICO

Projetos de edificação com elementos pré-fabricados de concreto

Paineis de cor branca quartzo de Pré-fabricados Eiros para Torre de Seminário em Lugo


Trata-se de um edifício isolado de 10 plantas para 59 residências em uma zona privilegiada pela proximidade ao local histórico de Lugo, com acabamentos exclusivos e um conceito moderno de envolvimento duplo.
O estúdio de arquitetos dirigido por Jesús Quiroga procurava uma solução para os parâmentos de fachada exterior, que atendesse à função de muro interior nobre e suporte para o revestimento ventilado exterior. A fachada foi materializada a partir de painéis maciços autoportantes de 12 cm de espessura na cor branca quartzo.
Promotor: Dmanan Vivienda
Construtor: Avaliño Construcciones, S.A.

Tijolos de concreto da BlOQUES BARRUCA para o conservatório de dança Kina Jiménez em Almería


O estúdio de arquitetura Fresneda & Zamora Arquitectura encarregou-se do projeto dessa construção, promovida pela Junta de Andaluzia finalizada no verão passado e que já se encontra em serviço para oferecer diferentes serviços a mais de 400 alunos de dança profissional. O revestimento exterior do edifício foi resolvido com o tijolo Coupé da Bloques Barruca. Com ele é possível reunir os enormes desempenhos do concreto com o valor agregado de empregar um produto simples, facilmente manejável, sem resíduos, eficiente e que oferece às fachadas uma estética única e perdurável no tempo.

Projeto de construção pré-fabricada em 3D para instalações penitenciárias no Alabama, Estados Unidos

Para um projeto de construção de uma macro-prisão no Alabama com diferentes tipos de celas (celas padrões, celas para uso médico, celas para deficientes, etc...) A empresa espanhola MOLDTECH projetou alguns moldes hidráulicos que permitem fazer 2 ou 4 celas simultaneamente. 
O alcance do fornecimento inclui: 

  • 1 molde para fabricar 4 celas padrões (Quadcell).
  • 1 molde para fabricar 4 celas para deficientes (Quadcell).
  • 2 moldes duplos para enfermaria e 1 molde duplo para deficientes.
  • 1 molde Plenum para cobrir 4 celas.
  • 2 moldes Plenum para cobrir 2 celas.

Os moldes instalados permitem uma grande quantidade de ajustes para peças distintas, como as espessuras das paredes, altura das peças, armações salientes ou posição de janelas e portas, e asseguram uma fabricação muito eficiente devido ao seu sistema de desmolde completamente hidráulico. Depois de retirar os módulos tridimensionais de concreto dos moldes, é realizada a fase de acabamento, a incorporação de instalações como pontos de luminosidade, bem como a instalação do mobiliário. Opcionalmente, esses moldes podem incluir também um sistema eficiente de calefação para uma cura acelerada das peças.
Todo esse processo é realizado segundo um esquema previamente projetado onde os trabalhadores e técnicos executam tarefas repetitivas. Essa metodologia garante a verificação da qualidade em cada etapa do processo, resultando em celas carcerárias com um nível excepcional.
Além dos moldes 3D, a MOLDTECH forneceu 2 cúpulas manuais de 7,7 m³ projetadas para facilitar o derramamento controlado e preciso de concreto nos locais de trabalho.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!