Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 6 - dezembro de 2015

ARTIGO TÉCNICO

Propriedades dos concretos auto-adensáveis – possibilidades de diferenças com relação aos vibrados de mesma classe de resistência

Lidia da Conceição Domingues Shehata
Universidade Federal Fluminense
 

Resumo
Em geral, o concreto de estruturas é especificado pela sua resistência à compressão, definida em função de condições ambientais, do desempenho desejado, de possíveis restrições em termos de dimensões e de considerações econômicas. As outras propriedades do concreto a considerar no projeto de estruturas são estimadas por meio de expressões empíricas que são função da resistência à compressão. Como essas expressões foram obtidas a partir de ensaios de concretos vibrados, têm sido feitos estudos buscando investigar diferenças entre as propriedades de concretos vibrados e auto-adensáveis de mesma classe de resistência, tendo em vista as diferenças nas composições desses dois tipos de concretos. É feito aqui breve relato das conclusões de alguns desses estudos, que evidenciam tendências, mas que, face à diversidade de composições que os concretos podem ter, não podem ser generalizadas. A maior possibilidade de diferença parece residir nas deformações instantâneas e ao longo do tempo.
 

1.Introdução
Concreto auto-adensável (CAA) é o tipo de concreto que apresenta alta fluidez e moderada viscosidade para garantir que se adense pelo próprio peso, preenchendo toda a forma e mantendo a homogeneidade da mistura.
Para atingir essas propriedades, o CAA tipicamente tem maiores teores de aditivos redutores de água e de partículas finas (cimento + adições) e menor teor de agregados graúdos que o concreto vibrado (CV), optando-se muitas vezes por agregados mais arredondados e com dimensão máxima menor.  Aditivo modificador de viscosidade também é usado para aumentar a robustez do concreto auto-adensável e possibilitar menor teor de pasta, mas no Brasil tem sido muito pouco empregado nos CAA. 
As vantagens desse tipo de concreto têm levado à sua crescente aplicação, principalmente em elementos pré-fabricados. Embora o custo dos CAA seja maior que o dos CV de mesma classe de resistência, por conta do maior teor de material fino e de aditivos, o menor custo de produção e a menor possibilidade de retrabalho tornam vantajosa a adoção de CAA na pré-fabricação. No Brasil, segundo a Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (ABCIC, 2014), das 53 empresas de pré-fabricação a ela associadas, 58% já usam CAA. 
Em projeto de estruturas são usadas propriedades do concreto no estado endurecido que são avaliadas a partir de relações entre essas propriedades e a resistência à compressão, pois todos os parâmetros que afetam essa resistência afetam as demais, mesmo que em diferentes proporções. Vários estudos sobre as propriedades dos CAA têm sido realizados e tem sido mostrado que essas relações, estabelecidas para CV de baixas e altas resistências, podem ser menos realistas quando usadas para os CAA. Tem-se verificado, por exemplo, que, em face do maior teor de pasta e menor teor de agregado graúdo, os CAA tendem a ter menor módulo de elasticidade e maiores retração e deformação lenta que os CV de mesma classe de resistência produzidos com os mesmos agregados.


Figura 1 -  Definição dos módulos de elasticidade tangente inicial e secante.

Neste trabalho, é feito um resumo das conclusões de alguns estudos que investigaram possíveis diferenças entre as propriedades no estado endurecido de CAA e CV de mesma classe de resistência (módulo de elasticidade estático, retração, deformação lenta, resistência à tração, resistência de aderência), limitando-se ao caso de concretos de massa específica convencional.  Dá-se maior ênfase ao módulo de elasticidade estático, propriedade associada ao desempenho dos elementos estruturais em serviço, a esforços decorrentes de deformações impostas, a perdas de protensão, etc.
 

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