EDITORIAL

Caros Leitores,
A construção civil desempenha um papel relevante para a economia e a sociedade brasileiras. Por um lado, estimula a geração de empregos e renda. Por outro lado, oferece o presente e o futuro de uma região, estado, município e bairro, a partir de um ambiente construído e de uma infraestrutura, beneficiando as pessoas. Por isso, o setor, diante dos desafios de falta de mão de obra, mudanças climáticas e maior produtividade, tem visto a industrialização como uma alternativa segura para garantir o crescimento sustentável nos próximos anos.
Neste contexto, o pré-fabricado de concreto tem sido protagonista, atendendo a segmentos econômicos mais variados para a construção de empreendimentos e de infraestrutura que contribuam para a melhor qualidade de vida da população. E essa realidade está sendo retratada nas obras homenageadas pelo 14º Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto, reforçando a sinergia entre o sistema construtivo e projetos arquitetônicos inovadores, bem como entre projetos de engenharia estrutural desafiadores.
O movimento em prol da industrialização permeia todo o setor da construção. Por esse motivo, os principais eventos deste segundo semestre – Concrete Show, Rio Construção Summit, ENECE e Congresso Brasileiro do Concreto – evidenciaram o tema. A Abcic participou ativamente de cada um deles, promovendo conteúdos técnicos que reforçaram os benefícios, o potencial e o papel da pré-fabricação de concreto em meio as transformações globais e à demanda cada vez maior por tecnologia, normalização e sustentabilidade.
Aliás, é importante lembrar que a sustentabilidade é um dos pilares de nosso Planejamento Estratégico 2023-2027 e foi trabalhada intensamente neste ano. Uma das iniciativas mais relevantes foi o início da implementação das Declarações Ambientais de Produto (DAPs) setoriais, com a contratação da Abaleo, consultoria que elaborou as DAPs do setor na Espanha. Nosso objetivo é obter as DAPs setoriais auditadas no segundo semestre de 2026; para isso, estamos finalizando o inventário ambiental das fases obrigatórias da análise do ciclo de vida dos produtos.
Outro pilar que esteve em evidência neste ano foi o aprimoramento da estrutura da Abcic, o que resulta em maior valorização da entidade e de seus associados. Três profissionais de relevante participação no setor, cada um em sua área de atuação, foram contratados para a atividade de consultoria denominada Coordenação de Projetos Especiais. Anne Elize Puppi Stanislawczuk, na área de Sustentabilidade; Fernando Canova, no setor de Desenvolvimento; e Lígia Doniak, no segmento de Tecnologia. Além disso, a partir do próximo ano, a Abcic terá duas novas regionais: uma no Nordeste e outra em Santa Catarina, no Sul. Com isso, a entidade amplia sua estrutura para fortalecer suas atividades em prol da evolução contínua do setor de pré-fabricados de concreto no Brasil.
Neste ano, mais uma vez, a Abcic atuou junto às principais entidades da construção no Brasil, potencializando o desenvolvimento do nosso setor em território nacional. Para retratar esse intenso trabalho, o entrevistado desta edição é o engenheiro civil Newton José Soares Cavalieri, diretor Titular do Departamento da Indústria da Construção e Mineração (DECONCIC) e vice-presidente do Conselho Superior da Construção (CONSIC), da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).
Nesta edição, a engenheira Íria Doniak, nossa Presidente Executiva e também Presidente da fib – The International Federation for Structural Concrete, faz um balanço das ações internacionais que se estenderam ao Brasil, onde importantes nomes da engenharia do concreto no âmbito internacional estiveram em nosso país neste ano.
Por fim, as colunas apresentam análises do nosso mercado, da economia, da arquitetura e da academia, enquanto o Giro Rápido retrata a quantidade e a qualidade de eventos com a presença da Abcic. Todas as ações e conquistas deste ano para nosso setor nos impulsionam a seguir trabalhando fortemente em prol da pré-fabricação, da construção civil e da engenharia brasileira.