INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA
Os empreendimentos com estruturas pré-fabricadas de concreto receberam importantes premiações em 2021, enfatizando todos os benefícios da solução de engenharia e as vantagens competitivas ao adotar a industrialização em concreto. O Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de concreto coroou um ano de muito trabalho e de superação de grandes desafios ao refletir o potencial do setor para atender as demandas diversas de projetos arquitetônicos e projetos estruturais
Conforme explicou João Carlos Leonardi, da Leonardi, a subestação de energia elétrica poderia ter sido feita em concreto convencional, ou seja, uma caixa cinza no meio de outros edifícios de alto padrão. “Mas, foi concebida atendendo sua funcionalidade e, ao mesmo tempo, valorizando a estética para que se incorporasse em harmonia ao local. O resultado final da construção pré-fabricada e fachadas com painéis arquitetônicos de concreto branco conseguiu corresponder a estas remissas e o edifício se destaca pela sua arquitetura e estética no meio de outros belos edifícios”.
A Bemarco foi responsável pela entrega das estruturas pré-fabricadas de concreto para a implantação da nova portaria da Geocal, que tinha a proposta de evidenciar a modernização de suas edificações. As estruturas dos pórticos curvos, seu destaque arquitetônico, foi inicialmente concebida em estrutura metálica, porém a indústria pré-fabricadora desenvolveu uma solução para a fabricação dos pórticos em concreto, respeitando a geometria proposta pelo projeto do escritório WWT Arquitetura.
Segundo Diego Santos, coordenador de Orçamentos da Bemarco, a solução estrutural em concreto pré-fabricado respeitou o projeto arquitetônico original, porém com uma estrutura mais limpa e moderna, tendo mantido o apelo arquitetônico e estético propostos inicialmente. Além disso, mostrou custos mais baixos de construção e manutenção da edificação, dispensando qualquer tratamento superficial posterior à sua execução, dadas as características dos materiais empregados.
Para o processo de industrialização, as formas metálicas foram projetadas para que os pórticos pudessem ser executados, mesmo com diferenças de raios de curvatura, de maneira inteligente, uma vez que os arcos na extremidade e os pórticos centrais possuíam diferentes curvaturas. Outro aspecto importante foi adequar produção e transporte com a solução de segmentar as peças de tal maneira que pudessem ser transportadas para a obra sem excesso lateral e/ou licenças específicas. Dentro do aspecto da indústria, os tramos inferiores e superiores tiveram formas distintas, o que serviu para a obtenção da assimetria da obra.
O grande desafio da montagem foi executá-la durante a operação do cliente, de modo a não intervir ou impactar com uma estrutura empresarial em funcionamento (as estruturas foram montadas sobre a balança principal e a portaria de entrada e saída do site). O equipamento de montagem foi dimensionado para possibilitar a montagem dos elementos sem interferir em nenhum momento no controle dos acessos da portaria existente, onde a edificação foi construída os com novos elementos. Apesar das particularidades do caso, o bom planejamento realizado em todas as etapas anteriores, garantiu uma montagem com fluidez.
Os principais benefícios da obra foram garantia do aspecto estético uniforme das estruturas, e obtenção da geometria desejada no projeto de arquitetura; menor custo de implantação, quando comparado ao sistema com estruturas metálicas; maior durabilidade da estrutura e menores custos com a manutenção ao longo do tempo; grande identificação com os produtos e marca do cliente, que é uma empresa de mineração; e possibilidade de implantação da obra sem interferir na operação atual do cliente, com a manutenção da utilização do acesso e da balança. O projeto estrutura foi de Rogério Fonseca Cierro (Precontrate Assessoria de Projetos).
Uma das obras que recebeu a Menção Honrosa na categoria Pequenas Obras foi a Geocal Minerações, situada em Santana de Parnaíba (SP).
As estruturas dos pórticos curvos em pré-fabricados de concreto são o destaque arquitetônica da entrada da Geocal Minerações