INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA
Os empreendimentos com estruturas pré-fabricadas de concreto receberam importantes premiações em 2021, enfatizando todos os benefícios da solução de engenharia e as vantagens competitivas ao adotar a industrialização em concreto. O Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de concreto coroou um ano de muito trabalho e de superação de grandes desafios ao refletir o potencial do setor para atender as demandas diversas de projetos arquitetônicos e projetos estruturais
Segundo Alex Alves, da Protendit, a obra, apesar do pequeno porte, é complexa e com muitas interfaces. “Um dos fatores dificultadores no que tange à pré-fabricação foi o atendimento integral aos moldes e projetos da arquitetura. Das 514 vigas totais do prédio houve a necessidade de detalhamento de 462 projetos individuais com algum tipo de pequena modificação nas peças”.
A operação logística demandou estudo específico por se tratar de local com restrição de horário para acesso das carretas. “Os sete pavimentos do prédio, assim como sua planta com abertura para vão central exigiam a montagem em etapas específicas em operação concomitante com as solidarizações de capas e ligações estruturais visando a estabilidade global da estrutura em seu comportamento final e transitório”.
Alves analisou que não seria possível realizar projetos dessa magnitude – cronograma atendido, com qualidade e previsibilidade de custo - sem a industrialização. “Nossos clientes estão cada vez mais exigentes e com mercados cada vez mais competitivos, a industrialização em concreto, se consolida cada vez mais como o caminho mais seguro para este cenário”, enfatizou.
A MPO ETD Alphaville, em Barueri, em São Paulo, e a Geocal Minerações, situada em Santana de Parnaíba, também em São Paulo, foram as duas menções honrosas da categoria Pequenas Obras.
O desenvolvimento do edifício MPO ETD Alphaville foi desafiador para a Leonardi, por se tratar de uma subestação elétrica, com operação remota, para atender 240 mil pessoas na região de Alphaville. Inicialmente projetada em estrutura de concreto convencional, o projeto foi alterado para o pré-fabricado de concreto, atendendo a estrutura principal do edifício, fachadas, algumas divisórias internas, galeria de cabos e caixa de separação de óleo dos transformadores. O projeto arquiteto é de Walber João Romão Gimenes (MPO) e o estrutural de Otávio Pedreira de Freitas (Pedreira Engenharia)
Os projetos foram concebidos em BIM, de forma a garantir a máxima qualidade das análises e pré-compatibilização com os demais sistemas, em especial os equipamentos e instalações da subestação. A edificação tem geometria retangular, com altura total de 21,5m. O projeto foi composto de 88 pilares pré-fabricados; 61 vigas pré-fabricadas armadas e protendidas; 17 lanços de escadas; 3.491m² de lajes alveolares, e 228 painéis pré-fabricados.
Foi necessário o desenvolvimento de 163 projetos para a produção dos painéis, em função das características geométricas específicas de cada peça, além de 20 tipos diferentes de ligações para a fixação dos painéis na estrutura. Para a construção da galeria de cabos e da caixa separadora de óleo foram concebidos elementos pré-fabricados absolutamente customizados para o projeto. Em relação ao edifício principal, um dos grandes desafios estava relacionado aos painéis de fechamento. Além disso, por estar situado no perímetro urbano, num terreno de pouco espaço, foi necessário um planejamento assertivo de logística para o transporte e montagem.
O Prêmio Obra do Ano concedeu como Menção Honrosa na categoria Pequenas Obras o MPO ETD Alphaville, em Barueri (SP)
Os projetos do MPO ETD Alphaville foram concebidos em BIM, de forma a garantir a máxima qualidade das análises e pré-compatibilização com os demais sistemas, em especial os equipamentos e instalações da subestação
Menção Honrosa: MPO EDT Alphaville
Localização: Barueri, São Paulo
Área construída: 4.345 m²
Construtora: MPO Montagens, Projetos e Obras
Início da obra: Abril de 2018
Término da obra: Junho de 2019
Arquiteto: Walber João Romão Gimenes (MPO)
Projeto Estrutural: Otávio Pedreira de Freitas (Pedreira Engenharia)
Empresa pré-fabricadora: Leonardi Construção Industrializada