Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 24 - dezembro de 2021

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Reconhecimento à versatilidade, ousadia, adaptabilidade e precisão da construção industrializada de concreto

Os empreendimentos com estruturas pré-fabricadas de concreto receberam importantes premiações em 2021, enfatizando todos os benefícios da solução de engenharia e as vantagens competitivas ao adotar a industrialização em concreto. O Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de concreto coroou um ano de muito trabalho e de superação de grandes desafios ao refletir o potencial do setor para atender as demandas diversas de projetos arquitetônicos e projetos estruturais

Na etapa de montagem, foi utilizado um guindaste de capacidade de 220 toneladas para montar as seções das vigas longarinas e os pilares com consolos da passarela de uma das passarelas. As demais peças foram montadas com guindaste de capacidade de 60 toneladas. 

“A decisão de industrializar ao máximo os elementos da passarela e executar as vigas longarinas de travessia pré-fabricadas seccionadas e consolos pré-fabricados e protendidos viabilizaram a execução da obra no orçamento disponível, com padrões de qualidade superiores aos produzidos in-loco, encurtando prazos e satisfazendo o cliente final em preço e qualidade”, completou Andrade. O projeto estrutural da obra ficou sob responsabilidade de Renato Mantovani (Enescil Engenharia de Projetos).

Pequenas Obras

A Escola Carandá Educação foi a vencedora na categoria Pequenas Obras. Situada no bairro de Mirandópolis, em São Paulo,  o projeto de arquitetura foi concebido pelo escritório Königsberger Vannucchi, que teve como desafio acomodar o extenso programa em um terreno pequeno, o que levou à verticalização da edificação e com uso de um pátio central de geometria angular como forma de integrar os diferentes níveis e ambientes. 

Para a execução e gestão da obra, a construtora escolhida foi a UNACORP, que geriu o cronograma e os custos envolvidos em todas as etapas. Essas duas características eram valorosas pelo cliente e só puderam ser atendidas com precisão pela industrialização da construção, cuja estrutura foi fornecida pela Protendit. “A escolha das instalações e do sistema construtivo proporciona flexibilidade para adaptações e evoluções futuras. As fachadas, que traduzem os conceitos de escalonamento e permeabilidade visual do projeto, receberam cores e formas geométricas dialogando com a comunicação visual da escola”, disse o escritório de arquitetura.

A IGA Engenharia e Consultoria, escritório especializado em estruturas e obras pré-fabricadas, foi a responsável pela modelagem, cálculo estrutural e detalhamento executivo dos elementos, praticamente únicos, com pouquíssima ou nenhuma repetição, o que exigiu adaptações e modificações em formas diariamente. A estrutura pré-fabricada reticulada de 866m³ foi desmembrada em 75 pilares, 514 vigas, 46 lanços de escadas e lajes alveolares.

O vencedor na categoria Pequenas Obras do 10º Prêmio Obra do Ano foi a Escola Carandá Educação

Apesar de pequeno porte, a construção da Escola Carandá Educação foi complexa e com muitas interfaces. No caso do pré-fabricado de concreto, um dos desafios foi atender integralmente aos moldes e projetos da arquitetura

Obra do Ano Pequenas Obras: Escola Carandá Educação

Localização: São Paulo, São Paulo
Área construída: 8.800 m²
Construtora: Unacorp
Início da obra: Dezembro de 2019
Término da obra: Março de 2021
Arquiteta: Carla Cristina Alves Estrella Machado (Escritório Königsberger Vannucchi)
Projeto Estrutural: Flavio Isaia (IGA Engenharia e Consultoria)
Empresa pré-fabricadora: Protendit

O uso da metodologia BIM foi fundamental para a compatibilidade de todas as disciplinas, assim como, a minimização de falhas e erros nas geometrias das peças. “A solução estrutural, desde o início, caminhou junto com a arquitetura em plataforma, passando pelo projeto básico até a finalização do projeto executivo realimentado e compatibilizado com as demais disciplinas. Destaca-se a interface em perímetro completo com a contenção em paredes diafragma (com atirantamento provisório), projetadas pela MG&A Consultores de Solos, com ligações entre a diafragma e as lajes alveolares, e com o diafragma e as vigas pré-fabricadas, resolvendo aqui a distribuição de tensão localizada e pilares emendados ou acoplados diretamente nas diafragmas, passando por interfaces com escadas externas metálicas, a estrutura pré-fabricada finaliza o elo de ligação de todas as disciplinas participantes”, afirmou o engenheiro Flávio Isaia, um dos sócios da IGA. 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!