Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 24 - dezembro de 2021

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Reconhecimento à versatilidade, ousadia, adaptabilidade e precisão da construção industrializada de concreto

Os empreendimentos com estruturas pré-fabricadas de concreto receberam importantes premiações em 2021, enfatizando todos os benefícios da solução de engenharia e as vantagens competitivas ao adotar a industrialização em concreto. O Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de concreto coroou um ano de muito trabalho e de superação de grandes desafios ao refletir o potencial do setor para atender as demandas diversas de projetos arquitetônicos e projetos estruturais

O prazo curto de seis meses para a entrega da duplicação da Ponte Wagner Estelita foi devido à ponte existente estar em condições precárias e necessitar reparos, sendo urgente a construção de uma nova ponte para o desvio do tráfego em carácter emergencial

Menção Honrosa: Duplicação Ponte Wagner Estelita

Localização: Cumari, Goiás
Área construída: 2.156,42 m²
Construtora: Tranenge Construções
Início da obra: Dezembro de 2019
Término da obra: Junho de 2020
Projeto Estrutural: Claudio Watanabe (Enescil Engenharia de Projetos)
Empresa pré-fabricadora: Tranenge Construções

A decisão de industrializar grande parte dos elementos possibilitou ganhos em segurança, ambiental, qualidade, prazo, produtividade e custos, mais especificamente, redução de até 30% no prazo comparado ao executado no local; redução de 60% no efetivo de mão-de-obra direta e indireta alocada aos canteiros de obra; uso de formas metálicas, equipamentos, pórticos rolantes e processos industriais racionalizados; redução do consumo de concreto e aço obtido através da utilização de pré-tensão nas vigas longarinas. 

Na etapa de montagem, foram utilizados dois guindastes de 220 toneladas para movimentar as vigas no pátio, um guindaste de 100 toneladas para o lançamento das pré-lajes e um guindaste de 90 toneladas para a montagem e desmontagem da treliça lançadeira Aspen 140/45, que foi utilizada para a montagem das vigas longarinas. O projetista estrutural dessa obra é Claudio Watanabe (Enescil Engenharia de Projetos).

Já a obra da concessionária Entrevias, a Tranenge, em parceria com a Enescil, sugeriu que as vigas longarinas fossem seccionadas em três segmentos, transportadas separadamente e interligadas na obra, já na posição final, logo após serem montados sobre escoramentos provisórios. Isso porque o comprimento das vigas, com 42,2 m de comprimento e 90,1 toneladas na passarela e com 47,5 m de comprimento e 113,8 toneladas na passarela eram muito extensas, elevando os custos logísticos. 

Segundo o engenheiro Gustavo Almeida de Andrade, gerente de Pré-Fabricados da Tranenge, outro desafio foi o espaço limitado para o desenvolvimento das rampas que, com a exigência de acessibilidade e inclinação máxima de 8,33%, o que necessitaria ter um comprimento muito extenso. Dessa forma, foram confeccionadas rampas apoiadas em consoles de ambos os lados dos pilares (“vai e vem”), com três desenvolvimentos, sendo duas rampas sobrepostas para implantação numa menor extensão, com pilares e consoles pré-fabricados ligados na obra por pós tensionamento.

Na categoria Infraestrutura, uma das Menções Honrosas foi para a implantação de 2 passarelas na Rodovia Rachid Rayes, SP-333, em Sertãozinho (SP)

As vigas longarinas das passarelas na SP-333 foram seccionadas em três segmentos, transportadas separadamente e interligadas na obra, já na posição final

Menção Honrosa: Implantação de 2 Passarelas na Rodovia Rachid Rayes – SP-333

Localização: Sertãozinho, São Paulo
Área construída: 215,28 m²
Construtora: Tranenge Construções
Início da obra: Fevereiro de 2021
Término da obra: Julho de 2021
Projeto Estrutural: Renato Mantovani (Enescil Engenharia de Projetos)
Empresa pré-fabricadora: Tranenge Construções

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