INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA
Obras emblemáticas estão sendo construídas no país com as estruturas pré-fabricadas de concreto. E importantes premiações da área de engenharia e arquitetura estão homenageando esses projetos por encontrar soluções criativas e inovadoras aliados à produtividade, qualidade e segurança.
A pandemia da Covid-19 trouxe uma série de desafios para o Brasil, afetando a economia e a sociedade. Na área da construção não foi diferente. Após um início de incertezas, o segmento foi considerado atividade essencial, o que possibilitou retomar as obras por todo o país, ao mesmo tempo, em que garantiu a segurança de seus profissionais. Com isso, nesses quase dois anos, muitos projetos saíram do papel, foram finalizados ou estão em andamento, mostrando a força desse setor que cresceu em cinco trimestres consecutivos, sendo que no terceiro trimestre de 2021 obteve um aumento de 3,9% em comparação com o trimestre anterior.
O segmento de pré-fabricados de concreto acompanhou esse cenário, realizando conquistas importantes para o mercado e participando de obras emblemáticas em diversos segmentos. E, isso se comprova, com as premiações recebidas para esses projetos ao longo de 2021. O principal prêmio da área de engenharia estrutural do país, por exemplo, homenageou quatro projetos com a participação da construção industrializada de concreto.
Para a viabilização da nova ponte sobre Rio Guaíba, foram utilizadas importantes e inovadoras soluções de engenharia, como o emprego de estruturas pré-moldadas
O 18º Prêmio Talento Engenharia Estrutural, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece) e pela Gerdau, foi entregue no dia 19 de outubro, em uma cerimônia virtual. A iniciativa reconhece o trabalho de projetistas estruturais que contribuíram para o desenvolvimento do setor nas categorias Infraestrutura, Edificações, Pequeno Porte, Obras Especiais e Jovens Talentos. A escolha dos vencedores é feita por uma comissão formada por membros da ABECE e da Gerdau, que avaliaram, em cada projeto concorrente, o uso adequado de materiais, a economia de produtos, a concepção estrutural, a implantação harmônica em relação ao ambiente, os processos construtivos, a originalidade, a beleza e a criatividade.
Na categoria Infraestrutura, o vencedor foi Fernando Rebouças Stucchi, com a obra da nova ponte sobre o Rio Guaíba, em Porto Alegre (RS). Em Edificações, Ricardo Leopoldo e Silva França conquistou a premiação com o projeto do Parque da Cidade – Setor C, em São Paulo (SP). Entre os projetos de Pequeno Porte, o primeiro lugar foi para Leandro José Lopes Zaqueu, com a Casa Cigarra, em Porto Feliz (SP). Na categoria Obras Especiais, o prêmio ficou com Marcelo Cuadrado Marin, responsável pelo projeto Trimais Places, em São Paulo (SP). Em Jovens Talentos, o ganhador foi Marcelo Diego Almeida Barbosa pelo projeto do Palatium Residencial Meireles, em Fortaleza (CE).
O pré-fabricado de concreto esteve presente em três categorias: Infraestrutura, Edificações e Obras Especiais. Para Ricardo França, o uso de pré-moldados e da construção modular e off-site de modo geral vem crescendo e é uma tendência mundial. “Eles têm o potencial de trazer, para a construção civil, estruturas de concreto mais leves, duráveis, com maior controle de dimensões e qualidade final, além de uma execução relativamente mais limpa e segura. Combinados a outras tecnologias e conceitos emergentes, como o BIM (Building Information Modeling) e a indústria 4.0, os sistemas estruturais industrializados auxiliam na construção de um olhar mais racional e consciente sobre a complexa relação entre o uso de materiais, a segurança dos sistemas estruturais, os custos envolvidos, a produtividade na execução e as questões ambientais”, ressaltou.
A ponte sobre o Rio Guaíba foi inaugurada em 10 de dezembro de 2020. A obre emblemática é o cartão de entrada de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, e estratégia para a mobilidade urbana, sendo um dos principais acessos utilizados na região. Desse modo, a EGT Engenharia teve o desafio de definir uma solução que atendesse a demanda do tráfego atual e futuro, a economicidade - fundamental para ser competitivo na licitação -, a inovação tecnológica na sua construção e a estética.