INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA
Obras emblemáticas estão sendo construídas no país com as estruturas pré-fabricadas de concreto. E importantes premiações da área de engenharia e arquitetura estão homenageando esses projetos por encontrar soluções criativas e inovadoras aliados à produtividade, qualidade e segurança.
Ele ainda ponderou que o pré-moldado de concreto é a alternativa para tornar o processo mais enxuto, e representa a busca por industrialização e a racionalização na construção.
Prêmio Saint-Gobain AsBEA de Arquitetura - Aeroporto de Florianópolis
O Grupo Saint-Gobain e a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA) realizaram a 8ª edição do Prêmio Saint-Gobain AsBEA de Arquitetura. A premiação celebrou projetos que apresentam aspectos de conforto, soluções inovadoras e que, ao mesmo tempo, preservam o meio ambiente e promovem a sustentabilidade da construção civil brasileira.
Dos 628 trabalhos inscritos, 70 foram selecionados para avaliação do júri selecionado, que analisou os projetos finalistas com base em critérios específicos sem a identificação de autoria.
Dividido em duas categorias, profissional e acadêmica, o prêmio reconheceu mais de vinte projetos em subcategorias que englobaram arquitetura comercial, residencial, institucional, conforto térmico, sustentabilidade, inovação, entre outros.
Como Melhor Projeto na categoria Profissional, Modalidade Edificação Institucional, o vencedor foi o Terminal Internacional de Passageiros do Aeroporto Internacional de Florianópolis, que contou com projeto arquitetônico do escritório Biselli Katchborian Arquitetos Associados A nova estrutura do aeroporto foi construída pela Racional Engenharia e contou com estruturas pré-fabricadas de concreto fornecidas pela Cassol.
“É gratificante compartilhar com a equipe de nosso escritório. A alegria também alcança todas as equipes de engenharia de projeto e obra, e sobretudo o próprio cliente-operador do aeroporto, por sua excelência de gestão e desenvolvimento”, afirmou Mario Biselli.
Segundo a comissão julgadora, o projeto contribui para a modernização do aeroporto, um equipamento importante na região sul do país, que passou a oferecer um novo patamar de qualidade. O novo terminal seguiu uma organização em dois blocos, formando um “T”, redesenhando o espaço, com a construção de um terminal com dois níveis – embarque e desembarque – e dez pontes de embarque. No Lado Terra foram projetados novos acessos, além de áreas de estacionamento, e no Lado Ar, novas pistas de taxiamento e um pátio de aeronaves.