Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 29 - setembro de 2023

DE OLHO NO SETOR

Seminário promove novas soluções de descarbonização da construção

Promovido pela Cátedra Construindo o Amanhã, o evento mostrou ainda a importância da pré-fabricação de concreto para o movimento em busca de neutralidade das emissões e a contribuição do setor para o desenvolvimento de materiais ecoeficientes

A construção civil tem priorizado o tema sustentabilidade, de forma a desenvolver e aplicar novas tecnologias para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, a fim de contribuir na mitigação das mudanças climáticas. Nesse sentido, a Cátedra Construindo o Amanhã, um convênio entre a ArcelorMittal e a Universidade de São Paulo, promoveu no dia 18 de maio, o Seminário Internacional Construindo o Amanhã, que reuniu a indústria e a academia para disseminar novas soluções de descarbonização da construção civil. 

O evento debateu o tema desde o ambiente acadêmico até cases reais de obras-modelo, passando por uma questão normativa do mercado. Teve como objetivo mostrar o uso de soluções em aços de alto desempenho: vergalhão ArcelorMittal 50 S/AR e XCarb®, vergalhão de alta resistência e de baixa emissão de carbono, respectivamente; desenvolver tecnicamente o mercado através de pesquisas coordenadas pelos principais profissionais do setor a fim de garantir as aplicações de produtos de alto desempenho sem restrições técnicas no Brasil; apresentar o novo Catedrático, o professor e engenheiro de estruturas Ricardo França; divulgar o curso da Cátedra no H2/23 – Estruturas de baixa pegada de carbono; e celebrar os 4 anos da Cátedra.

“A Cátedra tem o objetivo de promover e desenvolver soluções inovadoras para o mercado da construção civil. Para isso, a iniciativa convida profissionais especialistas do mercado ou academia para assumirem o papel de Catedrático”, contou Luís Filipe Araújo, especialista de projetos da ArcelorMittal.

Seminário Internacional Construindo o Amanhã reuniu a indústria e a academia para disseminar novas soluções de descarbonização da construção civil

De acordo com o Vanderley John, professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP), e coordenador da unidade EMBRAPII Centro de Inovação em Construção Sustentável (CICS), do INCT CEMtec Tecnologias Cimentícias Eco-eficientes Avançadas, e do hubIC (hub de Inovação na Construção), o evento foi único, pois mostrou uma rota completa para reduzir a pegadas de CO2 das estruturas. “Seu potencial foi demonstrado pelo benchmark de materiais e CO2 em estruturas apresentado pelo professor França e pelo aço de alta resistência da ArcelorMittal. Há ainda implicações e dificuldades que precisam ser superadas para escalar estas soluções, que vão desde à necessidade de pesquisa para ajustes da normalização, engajamento setorial, aplicações piloto de empresas. O exemplo do trabalho do ACI (Instituto Americano de Concreto) para traduzir os aços de alta resistência no código dos Estados Unidos foi particularmente esclarecedor”, destacou. 

A engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, esteve presente no evento, e ressaltou a importância da Cátedra para o desenvolvimento da construção civil, bem como o conteúdo relevante ministrado pelos palestrantes, que ratificou o trabalho realizado pelo setor para a descarbonização, por meio do uso de soluções inovadoras. “A construção civil tem um papel preponderante para a neutralidade das emissões de carbono, por isso, cada vez mais será necessário o uso de tecnologia, aliado à excelência técnica de nossos profissionais e empresas para alcançar esse objetivo”, disse. O Planejamento Estratégico da Abcic estabeleceu cinco macroestratégias para serem trabalhadas nos próximos cinco anos, sendo uma delas, a sustentabilidade. “Estamos empenhados em atuar fortemente nesse tema, uma vez que a pré-fabricação de concreto já apresenta benefícios do ponto de vista ambiental, mas que temos a certeza que podemos contribuir ainda mais para diminuir as emissões de gases de efeito estufa”, acrescentou. 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!