Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 25 - maio de 2022

ABCIC EM AÇÃO

Setor de pré-fabricados de concreto demostra sua resiliência em dois anos de pandemia

Mesmo diante dos desafios impostos pela Covid-19 no mundo e no Brasil, a construção industrializada de concreto manteve suas atividades, atendendo a segurança e saúde de seus colaboradores e, ao mesmo tempo, as demandas de seus clientes. As empresas se adaptaram à conjuntura, sem deixar de investir, de capacitar e de procurar oportunidades de crescimento

No âmbito da Federação Internacional do Concreto (fib), o Brasil manteve sua participação ativa tanto em 2020 como em 2021. Em 2020, dentre os eventos importantes, destacaram-se o webinar de junho, com diversas palestras, incluindo a do engenheiro Marcelo Waimberg (EGT Engenharia), que coordena o grupo TG 6.5 de Pontes Pré-Fabricadas no âmbito da Comissão 6 de Pré-Fabricados, e o webinar realizado em novembro, que contou com a palestra de Íria, que abordou sobre o Estado da Arte da pré-fabricação no Brasil. Esse webinar foi promovido após o Simpósio realizado em Xangai, na China, com transmissão virtual, que contou com 310 participantes de 55 países, 6 keynote speakers, 202 palestras distribuídas em 28 sessões paralelas e 288 trabalhos publicados.

Guilherme Philippi ressaltou a importância de a 10ª edição do Prêmio Obra do Ano ter sido realizada em formato híbrido

Prêmio Obra do Ano – 10 anos

Em 2021, o Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto completou 10 anos - um marco importante para a construção, engenharia e para a industrialização em concreto, pois ressalta o desenvolvimento e a evolução desse segmento, que tem contribuído para aumentar a produtividade, sustentabilidade, qualidade e segurança das obras em diferentes segmentos em todo o país. 

A edição comemorativa foi promovida pela ABCIC em formato híbrido (presencial e virtual), com a participação dos homenageados, patrocinadores e apoiadores no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo. Guilherme Philippi celebrou o fato de a premiação ter sido realizada nesse formato, após quase dois anos de distanciamento social e restrições aos eventos presenciais.

Íria contou a história que deu origem ao Prêmio Obra do Ano, agradeceu a todos os participantes, patrocinadores e apoiadores e ressaltou que a premiação é uma oportunidade ímpar de mostrar o potencial do setor e tudo o que ele vem fazendo pelo país. “Nós desafiamos todas as crises que passaram pelo país, realizando obras importantes, mantendo nosso setor em evolução”, pontuou.

O Prêmio Obra do Ano contou com a palestra do empresário Luciano Pires, personal trainer fitness intelectual, que trouxe sua história sobre a viagem ao Everest, e homenageou o engenheiro projetista de estruturas Aluízio Alberto Monteiro D´Ávila por sua carreira com mais de 4500 projetos em edificações, e por estimular a aplicação da construção industrializada em concreto no Brasil.

Membro do Advisory Board da Smart.Con, Íria Doniak participou do painel de abertura, que tratou do tema Futuro da Construção Inteligente em um Mundo 4.0

Eventos 

A ABCIC promoveu em 2020 o evento virtual de encerramento do ano para seus associados, que contemplou informações sobre a conjuntura econômica e do setor de construção em 2020 e projeções para o próximo ano, trazidas pela economista Ana Maria Castelo, da Fundação Getulio Vargas, e iscas intelectuais para os empresários reconhecerem oportunidades de negócios e de crescimento em situações diversas, especialmente, em períodos de crise, proferida por Luciano Pires.

Na ocasião, Íria ressaltou a resiliência do setor naquele ano e Philippi ressaltou que as empresas mostraram um poder ainda maior de adaptação e flexibilidade. “Em um primeiro momento, houve uma paralisação das obras e do setor, mas com a recuperação do setor, outros desafios surgiram: o preço e escassez de insumos e a falta de mão de obra qualificada”, disse à época. 

No Concrete Show Xperience, em novembro, a Abcic promoveu um evento online sobre Industrialização da construção em concreto e sua viabilidade em edifícios residenciais e corporativos. A palestra foi ministrada pelo engenheiro Augusto Pedreira de Freitas, sócio-diretor da Pedreira Engenharia e conselheiro da Abece, enquanto o debate foi mediado por Íria.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!