Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 25 - maio de 2022

ABCIC EM AÇÃO

Setor de pré-fabricados de concreto demostra sua resiliência em dois anos de pandemia

Mesmo diante dos desafios impostos pela Covid-19 no mundo e no Brasil, a construção industrializada de concreto manteve suas atividades, atendendo a segurança e saúde de seus colaboradores e, ao mesmo tempo, as demandas de seus clientes. As empresas se adaptaram à conjuntura, sem deixar de investir, de capacitar e de procurar oportunidades de crescimento

A entidade também participou em 2020 do webinar Qualidade das Estruturas pré-moldadas de Concreto, promovido em agosto pelo Instituto de Engenharia, que contou com a palestra da engenheira Íria, em setembro, do l Seminário Online em Pré-fabricados de Concreto, organizado pelo Grupo IDD, que teve a participação de Íria na abertura e a palestra do engenheiro Marcelo Cuadrado, à época diretor técnico da ABCIC, sobre “Pré-Fabricados e Versatilidade de Projetos”.

Já a pré-fabricação em concreto esteve em evidência em importantes encontros setoriais realizados em outubro e novembro: o Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural (ENECE) e o Seminário Tecnologia de Estruturas. No ENECE, promovido pela Abece, teve a palestra de enceramento proferida pelo engenheiro Francisco Paulo Graziano, diretor da Pasqua & Graziano, por Marcelo Pulcinelli, vice-presidente de Engenharia da Matec e Marco Antonio Oliveira, sócio-diretor da CPI Engenharia. Eles apresentaram as soluções em estruturas pré-fabricadas de concreto sendo decisivas para a viabilização do Parque da Cidade - Gleba B, constituído por três torres, com 23, 20 e 17 pavimentos respectivamente, 5 e 6 subsolos e heliponto, com certificação LEED Gold.

O Seminário promovido pelo Comitê de Tecnologia e Qualidade do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (CTQ-Sinduscon/SP) mostraram em duas palestras do engenheiro Roberto Clara, diretor Técnico da Lucio Engenharia, e de Francisco Pedro Oggi, diretor da Empório do Pré-Moldado, os benefícios e a importância da industrialização de concreto. Clara trouxe o case do edifício que esteve na matéria de capa da edição 20 da Industrializar em Concreto, o Dynamic Faria Lima. Oggi ressaltou a necessidade da industrialização para atender o déficit de 7,8 milhões de moradias.

Outra importante iniciativa foi Webinar Boas Práticas em SST em obras industrializadas com uso de pré-moldados de concreto, promovido pelo Instituto de Trabalho e Vida, com o apoio e patrocínio da Abcic. Nesse evento, um dos destaques ficou por conta do Manual de Montagem das Estruturas Pré-moldadas de Concreto, que foi apresentado pelo engenheiro Luiz Livi, à época diretor de marketing da ABCIC. 

Íria ressaltou que o Manual é uma importante ferramenta para  contribuir com as boas práticas de SST, sendo complementar às normas da ABNT e às NRs. “Quando (as NRs) foram desenvolvidas as maiores referências eram as obras construídas em canteiros, ficando uma lacuna em relação aos sistemas industrializados, que requeriam maior atenção em alguns aspectos, principalmente nas que diferem da forma tradicional de construir”, disse. 

Em 2021, a ABCIC iniciou o ano com o Abcic Networking VIII, que contou com as palestras da economista Ana Maria Castelo, coordenadora de Projetos da Construção na Fundação Getulio Vargas, e Hermano Pinto e Luciene Rosa, da Informa Markets, organizadora do Concrete Show South America. Íria destacou durante a abertura do evento que o país atravessava o momento mais crítico da pandemia. “Sabemos que as empresas de nosso setor têm implementando em seu dia a dia medidas operacionais e desenvolvido ações para continuar suas atividades. Aliás, a construção civil tem sido um exemplo ao exercer suas funções com muita responsabilidade. Essa continuidade possibilitou que nós seguíssemos em frente, com as respectivas famílias trabalhadoras em uma luta diária nesse cenário sem precedentes”.

Philippi comentou que a situação atual exigia muita atenção de todos porque o momento estava desafiador, instável e volátil, com a turbulência política, dificuldade de operação das empresas, a alta das commodities e a reprise do que ocorreu há exatamente um ano, com os fechamentos totais ou parciais, explicitando o descontrole da pandemia. 

Ano passado, a construção industrializada de concreto também foi destaque em dois eventos em fevereiro. No Webinar NR-18: Condições de Segurança e Saúde no Trabalho da Indústria da Construção, promovido pelo Instituto de Trabalho e Vida, Íria ressaltou no painel intitulado “Gestão de SST na Indústria de Concreto Pré-Moldado” que a construção tende a ser cada vez menos artesanal porque o futuro está na industrialização. No mesmo painel, Rodrigo Bonafé, gerente de Obras e Serviços da Leonardi e Silvio Tonietti, Gerente de QSMS (Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde) da Passarelli Engenharia e Construção, trouxeram o case do Trimais Places, shopping situado na Zona Norte de São Paulo. 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!