Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 15 - dezembro de 2018

PRÊMIO DO ANO

Soluções com estruturas pré-fabricadas de concreto em evidência

Como o terreno do trecho de solo reforçado não tem resistência superficial para trabalhos com equipamento pesados, optou-se por um projeto alternativo com obra de arte especial contemplando toda extensão da ponte projetada e acessos às cabeceiras que somam 200m, adotando como premissa básica o uso de elementos estruturais pré-fabricados leves, de modo a evitar impactos ao meio ambiente e à necessidade de trocas ou reforços de solo para acesso de equipamentos. Watanabe afirma que a utilização do pré-fabricado de concreto foi essencial para viabilizar a obra no cronograma pré-determinado e dentro dos custos pré-fixados. "Em hipótese alguma podíamos estourar o orçamento ou ultrapassar o limite do cronograma", ressalta. "No final, essa obra de arte especial teve um custo menor do que um aterro".

 

 

O presidente do Conselho Estratégico da Abcic, José Antônio Tessari, agradeceu a presença de todos participantes, aos associados, às entidades apoiadoras e aos patrocinadores. “Todos nós, associados, empresas do setor, fornecedores e profissionais técnicos somos de fundamental importância para a Abcic e neste sentido agradeço por estarmos juntos em mais um ano e dispostos a contribuir com o desenvolvimento da pré-fabricação de concreto”, destacou. 
Tessari também fez questão de agradecer a Íria, à diretoria e os membros do Conselho Estratégico, além do engenheiro espanhol Hugo Corres, presidente da fib (Federação Internacional do Concreto) e os integrantes do grupo de pontes pré-moldadas de concreto que estiveram presentes à Solenidade de entregado Prêmio Obra do Ano. Em seu discurso, Tessari ainda fez uma análise de seu primeiro ano de mandato e as expectativas do próximo ano. "Gostaria de externar minha satisfação de, mesmo em tempos tão difíceis, ter o privilégio de estar nesta entidade, trabalhando para que ela continue ainda mais fortalecida e que cumpra o importante papel de ser a voz do nosso setor, promovendo sempre o desenvolvimento da industrialização em concreto em nosso país. Acredito no potencial de nossa nação, por isso temos que colaborar sempre para que o país dê certo. Sabemos que os próximos anos serão desafiadores para o novo governo, mas mantemos acesa a esperança de que teremos dias melhores", finaliza.

Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, e Marcelo Cuadrado, diretor técnico da Abcic, recebem os convidados: Hugo Corres, presidente da fib, Marcelo Waimberg, coordenador do grupo TG 6.5 Pontes Pré-Moldadas e integrantes de distintos países

A presidente-executiva da Abcic, Íria Doniak, ressaltou que o setor de pré-fabricados de concreto não se deixa vencer pelo desânimo ou por cenários, porque é um segmento que semeia, trabalha, ousa e conquista. "Tivemos um ano tenso em muitos momentos, que nos levaram a rever constantemente nosso planejamento e contornar situações. Porém, seguimos acreditando e trabalhando pelo Brasil. Afinal, somos dos que não fogem à luta, dos que amam a pátria e dos que sabem que é de fundamental importância para o nosso desenvolvimento apoiar as reformas necessárias e ter menos política fiscal e monetária e mais política de desenvolvimento", disse.  
Entre as entidades participaram da solenidade de entrega do Prêmio Obra do Ano da Abcic, por meio de seus presidentes e diretores, estavam a ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural, ABPE - Associação Brasileira de Pontes e Estruturas, ABRAMAT - Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção, ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, IBRACON - Instituto Brasileiro do Concreto, IE – Instituto de Engenharia e SOBRATEMA - Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração.
O Prêmio Obra do Ano foi criado em 2011, com o apoio de mídia da Revista Grandes Construções e da Revista Concreto e Construções. Em sua oitava edição, contou com o apoio institucional da ABCP - Associação Brasileira de Cimento Portland, da ABECE, do IBRACON, e da Sobratema, e com o patrocínio da ArcelorMittal, LafargeHolcim e MC-Bauchemie.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!