Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 15 - dezembro de 2018

PRÊMIO DO ANO

Soluções com estruturas pré-fabricadas de concreto em evidência

Presidente da fib, Hugo Corres, recebe a homenagem das entidades que integram o Grupo Nacional Brasileiro

Homenagem à fib
Durante o Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto, a fib (Federação Internacional do Concreto) recebeu uma homenagem da Abece, da Abcic e do Ibracon, por sua visão e comprometimento ao fornecer informações técnicas, por meio de comitês e eventos, que apoiam o desenvolvimento do Brasil na área de engenharia de estruturas. 
"Para nós, participarmos da Comissão 6 de estruturas pré-fabricadas de concreto, que reúne experts de grande relevância internacional, tem impactado de forma muito positiva o desenvolvimento técnico do setor. Temos contado com o apoio da fib no desenvolvimento da normalização, de nossos eventos e conteúdos e também de nossa própria entidade", comentou Íria Doniak, presidente executiva da Abcic,. "Apesar do DNA Europeu, a fib é composta por 45 países e é definitivamente uma instituição internacional, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento da engenharia de concerto no mundo. Mais do que um objetivo, tem uma missão de que a engenharia de concreto e os trabalhos que produz impactem diretamente e traga soluções para a sociedade, para as pessoas e para o ser humano. É incrível o investimento e a dedicação voluntária de todos os envolvidos para consecução desta visão", acrescenta.
A homenagem foi entregue pelo presidente do Conselho Estratégico da Abcic, José Antonio Tessari, pelo presidente da Abece, João Alberto Vendramini, e pelo presidente do Ibracon, Julio Timerman, ao presidente da fib, Hugo Corres.
"Em nome da fib, quero agradecer ao Brasil que tem contribuído para a produção de informações técnicas valiosas e para sua difusão em todo o país. Somos nós, da fib, que temos que agradecer a comunidade técnica brasileira por todo o apoio recebido nas comissões, nos grupos de trabalho e em nossos eventos", disse Corres.

O Campo de Provas também traz a avançada tecnologia de conectividade do Driver Guidance System, que se destaca por trazer conceitos da Indústria 4.0. O sistema permite conexão global de todas as pistas de testes de durabilidade do Grupo no mundo. Dessa forma, os engenheiros podem acompanhar, em tempo real, todos os veículos que estão sendo testados em qualquer um dos Campos de Provas. Com o sistema de monitoramento de altíssima precisão, é possível verificar todos os dados e informações que estão sendo avaliados num exato momento pelas equipes de desenvolvimento. 
O Destaque do Júri Sustentabilidade foi para implantação das Obras de Artes Especiais da duplicação SP 147 - Rodovia Eng. João Tosello, trecho entre Engenheiro Coelho e Limeira, no interior de São Paulo, mais especificamente com o projeto alternativo de uma ponte para o tráfego sobre o Ribeirão Tabajara. A obra teve projeto estrutural de Catão Francisco Ribeiro, da Enescil Engenharia de Projetos, e estrutura de pré-fabricado de concreto fornecida pela Tranenge Construções.  
De acordo com Claudio Watanabe, diretor de projetos da Enescil, a premiação estimula a empresa a continuar a buscar e pensar soluções diferentes. "A filosofia de nossa empresa é promover uma melhoria nos projetos de estruturas, buscando sempre economia e rapidez na construção", afirma. "Para esse projeto, sentamos juntamente com a nosso parceiro, a Tranenge Construções, com o foco de realizar um projeto executivo que obtivesse o máximo desempenho, o menor peso, o menor custo, a máxima industrialização, o menor prazo de execução, a menor interferência e a simplicidade nos processos executivos”, acrescentou.
Watanabe afirma que o projeto executivo previa a estabilização dos aterros com solo reforçado. No entanto, por conta da data limite para entregar a obra e do prazo necessário - 750 dias - para essa estabilização, além do fato de ele ser iniciado em períodos de chuva, houve o desafio de elaborar um projeto alternativo para substituir os trechos em solo reforçado das cabeceiras da ponte com vão único de 20,60m, que estava concebido no projeto da Arteris. 

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