PRÊMIO DO ANO
Parceria entre Abcic e MC-Bauchemie estimula o conhecimento
A MC-Bauchemie, empresa de aditivos, produtos químicos e soluções inovadoras para construção e manutenção das estruturas de concreto, oferece para a empresa de pré-fabricados vencedora uma viagem ao MC Fórum VIP, evento técnico realizado em sua matriz, na Alemanha. "A Abcic reitera seu apreço por mais esta parceria", afirma Íria Doniak, presidente executiva da Abcic.
Nesta edição, por haver a categorização dos prêmios, a obra com maior pontuação em tecnologia de concreto recebeu a viagem da companhia atendendo ao regulamento, neste caso o prédio EMG da Energisa-MG, executado pela Bemarco. No entanto, a MC-Bauchemie optou por conceder duas viagens. "Decidimos oferecer uma segunda premiação por conta da expressiva participação da Cassol no Prêmio, somando um número importante de projetos premiados, mostrando o universo de obras executadas no ano", explica Shingiro Tokudome, gerente executivo da MC-Bauchemie. “Decidimos então apoiar mais uma empresa a buscar mais tecnologia, dando a oportunidade para que um de seus funcionários visite empresas de pré-fabricado na Alemanha, entendendo o que existe de mais novo ou corriqueiro, que pode ser aplicado aqui", acrescentou.
Segundo Tokudome, a empresa está sempre aberta a apoiar o setor. "Temos a certeza de que o Brasil vai crescer nos próximos anos, porque há muitos projetos represados. Se a MC-Bauchemie pode contribuir de alguma maneira para que o setor de pré-fabricado de concreto se aperfeiçoe ainda mais, entregando um sistema construtivo ainda melhor isso é uma grande realização para nós, como associado da Abcic".
Sobre a importância da Abcic, Tokudome reforça que ela tem um papel fundamental para conhecer as necessidades do setor. "Ela abre muitas portas para uma empresa que entende que negócios são feitos por pessoas e não por empresas. Temos grande oportunidade de fazer networking com os proprietários e formadores de opinião de grandes empresas, não só as indústrias, mas também com fornecedores”, finaliza.
A técnica de construção civil e os materiais utilizados asseguram 30 anos de uso sem alteração na consistência da fundação e das placas. Além disso, o projeto exigiu dos construtores uma tolerância máxima de 5 mm na superfície das placas. Este foi um grande desafio encarado e vencido pela engenharia civil brasileira.
A construção teve como base um modelo similar ao da Daimler em Wörth, na Alemanha. Segundo Marcelo Fuchs, CEO da Minerbo-Fuchs, empresa responsável pelo projeto executivo e pelo gerenciamento da obra, não há no Brasil nenhuma pista com essa alta carga de solicitação. "Por isso, para desenvolver o projeto, contamos com a participação ativa da equipe de engenharia alemã da Mercedes-Benz, que inclusive estava auditando o trabalho", afirma. "Nossa engenharia foi colocada à prova muitas vezes, porque tivemos que adaptar a pista para as condições brasileiras de superfície, terreno e solo. Assim, optamos por uma solução diferente, mais econômica, do que a utilizada naquele país, o que fez com que houvesse uma auditoria completa para verificar se nossa proposta era viável", acrescenta.
Fuchs conta ainda que essa obra foi uma oportunidade única, porque possibilitou um intercâmbio de conhecimento importante com a engenharia alemã. "Aprendemos muito sobre dimensionamento de cargas dinâmicas tão altas, que se assemelham muito com uma ferrovia, além de termos tido a chance de conversar com diferentes profissionais de diversas áreas, como engenharia de solo, e realizar ensaios e testes na Alemanha", exemplifica.
E por conta dessa estrutura, a Mercedes-Benz pode realizar, aqui no Brasil, testes com o mesmo rigor e padrão técnico e métrico seguidos por outras unidades do Grupo. "É justamente essa capacidade que nos credencia a testar veículos para diversos mercados. Um ótimo exemplo é a pista de testes de durabilidade, que conta com mais de 840 placas de concreto pré-moldado que não se repetem. Elas são idênticas às colocadas na pista da Alemanha e de Madras, nos EUA", afirma o Dr. Christof Weber, vice-presidente de Desenvolvimento de Caminhões e Agregados da Mercedes-Benz do Brasil e um dos responsáveis pela idealização do Campo de Provas de Wörth e também do Brasil.
A Leonardi Construção Industrializada forneceu as estruturas pré-fabricadas que compuseram os pavimentos especiais da pista. "O desempenho da Leonardi foi excepcional, uma vez que as placas obtiveram melhores índices de qualidade até mesmo do que as obtidas na Alemanha, no mesmo período. Foi um feito importante em termos de engenharia", afirma Marcelo Fuchs, CEO da Minerbo-Fuchs, empresa responsável pelo projeto executivo e pelo gerenciamento da obra.