Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 15 - dezembro de 2018

PRÊMIO DO ANO

Soluções com estruturas pré-fabricadas de concreto em evidência

Na visão de Cierro, a cada ano que passa os desafios são maiores em termos de engenharia. “Por isso, precisamos nos reinventar, buscando viabilizar obras cada vez mais complexas. Assim, essa premiação é a consagração de um trabalho de longa data e eu estou muito contente de participar dessa história”, afirma. "Essa obra trouxe novos conceitos, saindo do convencional, por isso acredito que é uma solução realmente inovadora em termos de pré-fabricados de concreto. E, mesmo que seja em uma obra de menor porte, possui uma engenharia e inovação bastante interessantes, que merecem ser multiplicadas". 
A menção honrosa da categoria Pequenas Obras ficou para a Torre de Mistura 08 da Fospar Fertilizantes, localizada na cidade de Paranaguá (PR). A obra é uma torre de transferência de materiais, com 30 metros de altura, composta por 5 pavimentos que recebem maquinários e esteiras metálicas para transferência de insumos, entre uma torre e outra. Originalmente concebida para ser executada moldada in loco, porém foi desenvolvida uma solução em construção pré-fabricada de concreto para acelerar o processo construtivo, de forma a atender todas as exigências arquitetônicas e garantir o prazo do cronograma. A torre deveria ser montada e solidarizada no período de paralisação da Fospar e em tempo hábil para receber as estruturas metálicas de transferência de materiais.  Além disso, por estar localizada em ambiente duplamente agressivo pelo produto da Fospar e por estar em região próxima ao mar a obra requereu cuidados especiais quanto à durabilidade.   A Cassol Pré-Fabricados de Concreto forneceu as estruturas em pré-fabricados de concreto para esta obra.
Para Murilo Cassol, presidente do Conselho Administrativo do Grupo Cassol, foi uma honra muito grande ter recebido quatro homenagens nesse importante prêmio, promovido pela Abcic, que ressalta a relevância do sistema para a construção. "Acredito que no próximo ano, teremos um número ainda maior de obras inscritas", afirma. 
Das quatro obras contempladas, segundo Cassol, três tinham seus projetos com estrutura convencional e foram adaptadas e transformadas para receber o pré-fabricado de concreto, em especial, por atender a prazos ousados. "Durante nossa história, sempre tivemos que lutar muito para transformar projetos com convencional em pré-fabricado de concreto. Há 20, 30 anos, não havia uma cultura de pré-fabricado no sul do país. Hoje, há um conhecimento e entendimento maiores sobre os benefícios do nosso sistema", relembra.
Felipe Cassol opina ainda que “nesse momento em que estamos numa situação de mercado de retomada, precisamos acreditar dentro das companhias que é possível vencer essa difícil batalha em manter as companhias em um cenário tão difícil. Ganhar quatro prêmios, nos dá uma motivação muito importante para esse cenário do ano que vem, que parece promissor, com uma retomada de economia, sendo o primeiro passo para o que nosso setor já vivenciou um dia. Sem dúvida, nos deixa confiante para o futuro”.
O Campo de Provas da Mercedes-Benz no Brasil, situado em Iracemápolis, no interior de São Paulo, ganhou o Destaque do Júri Inovação. Maior estrutura com esta finalidade no Hemisfério Sul, tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento tecnológico de caminhões e ônibus, aplicando fortemente o conceito de Indústria 4.0. Com investimentos de R$ 90 milhões, o local reúne o que há de mais avançado em tecnologia de simulações e testes. São 16 pistas de testes (14 pistas para verificação de durabilidade estrutural, uma de conforto acústico e térmico e uma de terra), numa extensão total de 12 km. Cada placa de concreto das pistas de durabilidade mede 5 metros de comprimento, com várias medidas de largura, e pesam de 15 a 18 toneladas, o que exigiu uma complexa obra de fundação.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!