Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 24 - dezembro de 2021

DE OLHO NO SETOR

Sustentabilidade é prioridade para a construção no mundo e no universo do concreto

A Federação Internacional do Concreto (fib) elaborou um Documento Oficial sobre Sustentabilidade, por entender a importância do tema em sua área de atuação. No Brasil, a ABCIC segue difundindo a interligação entre industrialização e sustentabilidade em diversos contextos e apoiando importantes eventos como o Congresso Brasileiro do Concreto e o Movimento BW.

A pauta da sustentabilidade está em todos os setores da economia. A realização da COP 26 (Conferência das Nações Unidas sobre a Mudanças Climáticas 2021) colocou em evidência a importância de um plano estratégico global para diminuir os impactos do aquecimento global no mundo. Para isso, a iniciativa privada está investindo em ações para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, colaborando para a transição energética e de uma economia de baixo carbono. Nesse sentido, a indústria do concreto também tem feito a sua parte. 

No Brasil, a área de cimentos nacional é uma das que emite menor quantidade de CO2 por tonelada no mundo. Mesmo assim, a indústria, por meio do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC) e da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), desenvolveu o Roadmap Tecnológico, em colaboração com a Agência Internacional de Energia (IEA), a Corporação Financeira Internacional (IFC) do Banco Mundial, o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD) e um seleto grupo de especialistas de importantes universidades e centros tecnológicos do país, coordenados pelo professor e ex-ministro José Goldemberg. Nesse relatório, são apresentadas diferentes alternativas de mitigação das emissões da indústria nacional a curto, médio e longo prazo, capazes de reduzir em cerca de 35% as emissões da indústria até 2050.

No segmento de pré-fabricação de concreto, a sustentabilidade tem sido trabalhada pela ABCIC, desde sua fundação, há 20 anos. O Selo de Excelência ABCIC, programa de certificação evolutivo que atesta a conformidade aos padrões de qualidade, tecnologia, desempenho, segurança e sustentabilidade das empresas e plantas industriais no país, tem em seu nível III o escopo das questões ambientais, com a inclusão de requisitos da norma ISO 14001 de Gestão Ambiental. Esses requisitos eram correlacionados a avaliação e monitoramento dos impactos ambientais na indústria: resíduos sólidos e líquidos, energia e água. Além disso, o Selo contempla ainda o uso racional dos materiais envolvidos no processo e a emissão de CO2.

Segundo a engenheira Íria Doniak, presidente executiva da ABCIC, o Selo de Excelência Abcic é reconhecido no Brasil e no exterior por sua abrangência e poder de indução da qualidade e sustentabilidade setorial e empresarial. “Por ser um indutor de desenvolvimento tecnológico, sua adoção possibilita as empresas se organizarem de uma forma tal que implementar novas tecnologias com base em dados existentes se torna muito  mais fácil.  O Selo se transformou não apenas num importante diferencial de competitividade para as empresas do setor, mas também em um guia das melhores práticas em termos de normas técnicas, de segurança no fornecimento de produtos e serviços, além de uma garantia de contínuo aprimoramento nas diversas áreas das organizações. Ele assegura o estímulo para essa constante evolução rumo à excelência das empresas”, disse. 

David Fernández-Ordóñez: “A sustentabilidade é uma questão que a fib leva muito a sério há muitos anos. Por isso, a entidade decidiu  lançar o Documento Oficial de Sustentabilidade para comunicar à comunidade de estruturas de concreto e à sociedade em geral a importância da sustentabilidade na concepção, projeto, execução e manutenção de estruturas de concreto”

Em termos mundiais, a mais importante entidade do setor de concreto, a Federação Internacional do Concreto (fib), conta com um Comitê de Sustentabilidade (COM 7), cujo objetivo principal é desenvolver uma estratégia para incorporar questões de sustentabilidade no projeto, operação e demolição de estruturas de concreto. Entre os focos desse trabalho estão a redução das emissões de carbono na produção de concreto; a diminuição do uso de energia para construção e operação de edifícios; melhorar a qualidade do desempenho do ambiente interno; redução de resíduos; o desenvolvimento de métricas de sustentabilidade e requisitos de dados necessários para Declarações Ambientais de Produto e outras avaliações de qualidade; reciclagem e uso de materiais reciclados; entre outros. 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!