Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 32 - agosto de 2024

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Uma década de informação sobre o mercado de pré-fabricados de concreto

Por outro lado, Ferreira pondera que estes avanços normativos refletem a evolução do mercado de pré-fabricados de concreto no Brasil, envolvendo tanto uma maior diversificação das obras demandadas pelo mercado quanto pelos avanços observados nas soluções de projeto para sistemas construtivos e estruturais em concreto pré-moldado. “Neste contexto, cabe destacar a importância da realização de seminários, mesas redondas e outros eventos de divulgação organizados pela Abcic, tanto em suas próprias programações como em participações de outros organismos e instituições”, complementa.

A missão da Revista Industrializar em Concreto em levar informação sobre as diversas tipologias atendidas pela pré-fabricação de concreto se uniu a outra importante ação da Abcic, que é o Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto. Segundo o professor Paulo Eduardo Fonseca de Campos, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, e Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), os maiores avanços do sistema construtivo nesses últimos 10 anos foram documentados pela revista em função de sua sinergia com o Prêmio.


Elaboração do Manual da Construção Industrializada feita pela ABDI, contou com a participação das mais importantes entidades ligadas à cadeia da construção civil do país. O lançamento foi em Brasília, em 2015. (edição 6, Dezembro 2015).

Por ser membro do júri do Prêmio Obra do Ano desde a sua primeira edição, Campos se considera um observador privilegiado da expansão do setor para novos mercados, particularmente o de obras de infraestrutura e de pequenas edificações. “As edificações institucionais, como escolas, universidades, igrejas e, até mesmo, estádios de futebol (arenas), também fizeram parte desta expansão”, relata.
Professor Mounir El Debs recebe profissionais do setor na sessão de autógrafos da 2ª edição do livro “Concreto Pré-Moldado: Fundamentos e Aplicações”, durante o Concrete Show 2017 (edição 12, Dezembro 2017).


Matheus Alves Basílio, coordenador de SGI e ESG da Prefaz:

“A Revista Industrializar em Concreto, além de referência técnica e informativa, impulsiona o desenvolvimento do setor de pré-fabricados no Brasil. Como um agente propulsor dos sistemas de gestão e da sustentabilidade, vejo a revista como um aliado na disseminação de boas práticas e na construção de um futuro mais sustentável para o setor. Através de conteúdos de qualidade, cobertura de eventos e defesa dos interesses do setor, a revista democratiza o conhecimento, fomenta a inovação e contribui para a valorização da pré-fabricação como solução sustentável e vantajosa. Parabéns à Revista Industrializar em Concreto por sua década de conquistas e por ser um agente fundamental para o futuro promissor do setor.”

Ele ressalta que os sucessivos saltos tecnológicos, ano a ano, foram alcançados em desafios envolvendo projeto (arquitetos, engenheiros de estruturas e profissionais técnicos), produção/montagem (pré-fabricadores e fornecedores de insumos/acessórios) e pesquisa & desenvolvimento (consultores, pesquisadores e laboratórios acadêmicos). “Os frutos desta combinação de saberes de forma ampla e colaborativa foram magníficas obras verticalizadas, que colocaram à prova o setor e suas competências técnicas e produtivas. Desafiada ao extremo, a construção industrializada em concreto deu respostas não só adequadas, mas que superaram as expectativas mais otimistas que poderíamos nutrir uma década atrás”, assevera Campos, que foi um dos entrevistados da seção Ponto de Vista.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!