INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA
A avaliação da indústria de pré-fabricados de concreto também esteve em evidência. Os presidentes e diretores de empresas associadas da Abcic puderam compartilhar com o mercado suas ponderações sobre o cenário político-econômico, a atuação e contribuições da entidade, o papel e protagonismo do sistema construtivo, as tipologias mais recorrentes conforme a região de atuação, os desafios e as formas de superar cada um deles, e as características que fazem com que as companhias sejam longevas, algumas com mais de 50 anos de atividades.
Profissionais do setor de pré-fabricação de concreto tiveram a oportunidade de assistir uma demonstração da carreta “in loader” (edição 18, Dezembro 2019).
Na parte técnica, foram publicados artigos de renomados pesquisadores de inúmeras universidades, como a Universidade Federal de São Carlos, a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP), a Escola Politécnica da USP, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Presbiteriana Mackenzie, além de artigos da engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, do engenheiro espanhol David Fernàndez - Ordoñez, secretário geral da fib, do engenheiro chileno Rodrigo Sciaraffia, e um artigo histórico sobre a pré-fabricação de concreto.
Abertura da edição comemorativa aos 10 anos do Concrete Show, que homenageou o arquiteto Ruy Ohtake (edição 9, Dezembro de 2016).
Paulo Eduardo Fonseca de Campos, Professor Associado da FAU USP e Professor Convidado do IMT:
“Se em um primeiro momento, a fundação da ABCIC representou um passo decisivo para que este importante segmento se organizasse e se reconhecesse, posso dizer que a posterior criação da Revista Industrializar em Concreto significou a constituição de uma ‘face pública’ da construção industrializada. A revista tornou-se o principal veículo de comunicação do setor, publicitando as pautas de que mobilizam produtores, fornecedores e técnicos/acadêmicos que tomam parte da cadeia da construção industrializada de concreto e consolidando os benefícios e atributos indissociáveis desta alternativa tecnológica, que conjuga qualidade, rapidez e sustentabilidade, a custos compatíveis e controlados.”
A edição 22 da Revista Industrializar em Concreto homenageou o professor Augusto Carlos Vasconcelos, reeditando no Ponto de Vista sua entrevista publicada no informativo Abcic, e incluindo a foto de dois gigantes da engenharia do concreto e da pré-fabricação: ele com o professor Zamarion. (edição 22, Abril 2021).
Os eventos internacionais com a participação da Abcic e as Missões Técnicas foram detalhadas na seção De Olho no Mundo. A engenheira Íria ofereceu relatos completos sobre os assuntos mais relevantes para o setor, que foram debatidos em Congresso, Fóruns e Simpósios da fib (international Federation for structural concrete), e de outras entidades, como o PCI (Precast/Prestressed Concrete Institute), BIBM (Federation of the European Precast Concrete Industry), ANDECE (Asociación Española de La Industria del Prefabricado de Hormigón), ACI (American Concrete Institute), ANIPPAC (Asociación Nacional de Inudstriales e Presfuerzo y la Prefabricación – México), ASOCEM (Asociación de Productores de Cemento- Peru), ICCG (Instituto del Cemento y del Concreto de Guatemala), FIHP (Federación Iberoamericana del Hormigón Premezclado). Ela também forneceu descrições abrangentes sobre as visitas técnicas a empresas e obras que os associados da Abcic puderam realizar durante as viagens internacionais.