Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 32 - agosto de 2024

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Uma década de informação sobre o mercado de pré-fabricados de concreto


Reunião realizada com integrantes da fib, Abcic, ABECE e NETPRE sobre edifícios altos pré-fabricados, durante a Jornada Internacional, com Seminário e Curso, realizado pela Abcic, em 2016 (edição 9, Dezembro 2016).

Na avaliação de Wilson Claro, diretor de marketing da Abcic, todo o ecossistema da construção é beneficiado quando se tem uma publicação como a Industrializar em Concreto, que traz temas relevantes para o desenvolvimento do mercado. “A força de um setor também pode ser mensurada pela qualidade das informações que são produzidas, seja no ambiente técnico, de pesquisa e da academia, mas também nas áreas de jornalismo e de marketing. Dois exemplos de indústrias produtivas, que contribuem com o crescimento do país, o agronegócio e o automotivo, possuem uma quantidade expressiva de publicações, com algumas ganhando destaque como formadoras de opinião e apresentação de tendências”.

10 anos de industrialização da construção

Nos últimos 10 anos, o mundo passou por modificações significativas, principalmente com a pandemia da Covid-19, que acelerou a adoção de tecnologias digitais, mudou relações geopolíticas e do fornecimento de suprimentos, consolidou formas digitais de comunicação e conhecimento e ampliou a discussão sobre saúde e segurança alimentar. Outro movimento transformador tem sido a conscientização cada vez maior sobre a proteção do meio ambiente e a responsabilidade da atividade humana em relação às emissões de gases de efeito estufa (GEE). Com isso, países e blocos econômicos têm implementado legislações rumo à transição energética, neutralidade de carbono e menor impacto ambiental.


Edição Comemorativa alusiva aos 10 anos de realização do Prêmio Obra do Ano Abcic (edição 24, Dezembro 2021).

A industrialização da construção ganhou força nesta última década, porque a construção em geral vinha apresentando baixa produtividade, impacto ambiental, imprevisibilidade de custos, atraso de cronogramas, desperdício de materiais e de recursos naturais, e escassez e alto custo de mão de obra. “A necessidade de modernização do setor ficou evidente, por isso houve uma intensificação de esforços por parte de entidades setoriais, de construtoras e do governo em buscar caminhos para um construção mais produtiva, rentável e competitiva”, analisa Íria.

Todo esse movimento foi retratado pela Revista Industrializar em Concreto, que acompanhou cada passo construído pelo GT Construção Industrializada, que conta com a participação da Abcic, Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM)/Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), e Associação Brasileira Drywall, que atualmente é Associação Brasileira da Construção Leve e Sustentável (ABCLS), coordenado pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (ABRAMAT).


Representantes de entidades do setor da construção, incluindo a Abcic, com o Hailton Madureira de Almeida, secretário nacional de habitação do Ministério das Cidades, durante o Construbusiness 2023 (edição 30, Dezembro 2023).


Julio Timerman, Diretor Presidente do IBRACON:

“Este periódico apresenta para a Comunidade Técnica, as principais ações da ABCIC, trazendo as principais novidades na área de pré-fabricação das Estruturas de Concreto Armado e Protendido, apresentando cases, artigos técnicos, entrevistas com personalidade, enfim, procurando manter a Comunidade técnica sempre atualizada no setor de Pré-Fabricados, daí a sua importância fundamental.”

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!