Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 32 - agosto de 2024

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Uma década de informação sobre o mercado de pré-fabricados de concreto


Aquiles Gadelha Ponte, diretor da T&A Pré-Fabricados:

“O aumento da demanda por construções mais racionalizadas têm levado o setor, inevitavelmente, a desenvolver soluções estruturais mais industrializadas para diversos tipos de projetos. Nesse sentido, a Revista Industrializar em Concreto é uma rica fonte de conhecimento para toda a área construtiva, tendo desempenhado, ao longo destes dez anos, um importante papel na disseminação da industrialização e das melhores técnicas, obras de sucesso e iniciativas pioneiras do sistema pré-fabricado de concreto. Em suas matérias, a revista demonstra, de forma muito prática, que o nosso sistema é uma opção que atende a todas as exigências atuais do mercado quanto a custos, qualidade e meio ambiente. Parabenizamos a ABCIC e a equipe da revista por sua dedicação e resiliência, mesmo em momentos desafiadores do setor e da imprensa, pois atualmente contamos com poucas publicações técnicas. A revista concede uma contribuição relevante para o fortalecimento e crescimento do segmento de pré-fabricado de concreto no Brasil.  Sucesso e já estamos esperando a próxima edição!”

Esse Grupo de Trabalho permeou por diversos movimentos para impulsionar a industrialização. Uma das iniciativas foi participar do Projeto de Inovação Tecnológica (PIT), da CBIC, que tinha como objetivo estudar, analisar e definir diretrizes para o desenvolvimento, difusão e avaliação de inovações tecnológicas na construção civil brasileira. O GT atuou, a partir de 2009, na vertente relacionada à tributação e industrialização, resultando na publicação “Tributação, Industrialização e Inovação Tecnológica na Construção Civil” que, por meio de estudos de caso e diagnóstico, comprovou a falta de isonomia tributária entre soluções construtivas convencionais e industrializadas no Brasil.

Posteriormente, com ampla divulgação da revista, o GT Construção Industrializada participou da elaboração e, posteriormente do lançamento, do Manual da Construção Industrializada, pela ABDI, a partir de uma interface junto ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC). Logo após, atendendo ao pedido do Ministério da Economia do governo anterior, o Grupo de Trabalho desenvolveu o Folder Construção Industrializada, que foi fundamental para que a industrialização fosse incluída como uma das vertentes do Projeto Construa Brasil. As outras duas são desburocratização e digitalização.


George Jones, coordenador do GT 6.7 anuncia boletim sobre Concreto pré-moldado em edifícios altos, durante o 22º ENECE (edição 27, Dezembro de 2022).


Evento de encerramento do ano de 2020, “on line” em tempos de pandemia com a presença de Ana Maria Castelo (FGV) e Luciano Pires (café Brasil) (edição 21, Dezembro 2020).


Karina Vieira, supervisora de Marketing da Leonardi:

“A Revista Industrializar em concreto é o principal canal de divulgação das realizações e inovações tecnológicas das empresas para o mercado. Além disto, é uma fonte de disseminação de conhecimento e tecnologias para profissionais das empresas associadas trazendo também o que acontece na pré-fabricação de concreto em outros países. É de grande importância para o mercado da pré-fabricação, para empresas Associadas a ABCIC e também para a construção civil do Brasil.”

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!