Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 32 - agosto de 2024

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Uma década de informação sobre o mercado de pré-fabricados de concreto

Esse projeto foi originado a partir do Edital de Chamamento Público nº 3/2019 do Ministério da Economia, que tinha o objetivo de elevar a produtividade e competitividade do setor da construção civil no país. A RECEPETi – Rede Catarinense de Inovação venceu a licitação para coordenar os trabalhos. E, o GT da Construção Industrializada se colocou à disposição para contribuir com os objetivos propostos, sendo inserida no Grupo de Trabalho Consultivo (GTC) no âmbito da meta 9, com o tema “Incentivo à construção industrializada”. Sob liderança da ABRAMAT, o GTC decidiu envolver outras entidades parceiras nas áreas de projeto arquitetônico e estrutural, de máquinas e da construção propriamente dita.


Reunião do CT 304 - Comitê Técnico IBRACON/ABCIC de Pré-Fabricados de Concreto durante o Congresso do Ibracon em 2018  (edição 15, Dezembro 2018).

O GT Construção Industrializada continua ativo e, desde o ano passado, tem trabalhado no Modern Construction Show, por entender a importância de se ter um evento direcionado exclusivamente para divulgar os sistemas construtivos industrializados. A Abcic, ABRAMAT, ABCEM e ABCLS são correalizadores da feira, organizada pela Francal.


Reunião da comissão de revisão da norma ABNT NBR 14861 - Lajes alveolares pré-moldadas de concreto protendido na sede da Abcic (edição 15, Dezembro 2018).


Fernando Christofe Garrafa, Sócio-Diretor da FCG Equipment:

“O potencial de crescimento da indústria do concreto no Brasil é enorme e o seu principal vetor está na distribuição do conhecimento. Neste contexto, a Revista Industrializar em Concreto tem papel relevante. Nela o leitor encontrará artigos técnicos, obras de destaque, informações do setor e muito mais. Uma excelente publicação para que deseja ficar por dentro desse segmento apaixonante da construção civil.”

Para Yorki Estefan, presidente do Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), que foi um dos entrevistados da seção Ponto de Vista, a pré-fabricação de concreto é um dos sistemas mais relevantes para o processo irreversível de industrialização da construção. “Esta industrialização se mostra a cada dia mais necessária dentro de um mercado competitivo no qual se destacam as empresas que apostam na modernização de seus processos construtivos com ganhos relevantes de produtividade”, afirma. 

Em sua avaliação, as construtoras que já utilizam os pré-fabricados vêm se destacando na vanguarda deste mercado, que agora deve tomar um novo impulso a partir da reforma tributária. “Nossa expectativa é que, uma vez consumada a reforma, a demanda pelos pré-fabricados se expandirá significativamente”, acrescenta Estefan.


Abcic e IBRACON lançam a Prática Recomendada ABNT NBR 9062 – Comentada e com Exemplos Numéricos durante seminário da entidade, durante o Jubileu de Ouro do IBRACON (edição 27, Dezembro 2022).


Paulo Helene, presidente do IBRACON, abre o Congresso Jubileu de Ouro do IBRACON, que reuniu cerca de 900 participantes (edição 27, Dezembro 2022).

“A pré-fabricação tem ajudado a desenvolver o mercado e o Brasil pelo fato de conseguir produzir a quantidade que é necessária para se manter a infraestrutura do País. Para crescer, o Brasil precisa de uma quantidade de obras em todos os setores e segmentos que apenas a pré-fabricação consegue atender. Assim, o governo precisa entender que o setor necessita de todo o incentivo e apoio para fazer o País crescer”, afirma Carlos Eduardo Emrich Melo, diretor de Pré-moldados da ABECE e coordenador no âmbito da ABNT da  norma NBR 9062 Projeto e Execução de Estruturas de Concreto Pré-moldado.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!