Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 32 - agosto de 2024

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Uma década de informação sobre o mercado de pré-fabricados de concreto

Em sua opinião, a pré-fabricação precisa estar em todos os segmentos, por investir muito mais em tecnologia e em novos produtos e formas de conseguir competir com os outros sistemas. “Isso faz com que ela seja uma construção de ponta tecnológica”, pontua Melo, que acrescenta a pré-fabricação vem resolver o problema da baixa produtividade, com fábricas que treinam a mão de obra, tornam o trabalho mais produtivo e conseguem atender a velocidade que é necessária hoje na construção.


Professor Marcelo Ferreira recebe no NETPRE Kaare B. Dahl, professor, membro da fib Dinamarca e projetista do Edifício Bella Sky, que foi capa da 1ª edição da Revista Industrializar em Concreto (edição 6, Dezembro de 2015).


Antônio Paulo Pereira Filho, gerente de Inovação e Desenvolvimento de Produtos - Construção Civil ArcelorMittal Aços Longos:

“A revista Industrializar em Concreto é uma publicação altamente qualificada, genuinamente reconhecida como um dos principais canais de conteúdo especializado do setor da construção industrializada. Reforço o alto nível das pautas, artigos e entrevistas sobre os mais diversos temas do mercado de pré-fabricados de concreto e as suas aplicações. Tenho orgulho de participar da trajetória da revista ao longo desses anos como leitor e porta-voz da ArcelorMittal. Parabenizo a equipe da revista pelos 10 anos de história e desejo muito sucesso.”  

A seu ver, o setor há muito enfrenta a questão da mão de obra, que vem se tornando difícil de administrar, além do que o ofício não vem atraindo os jovens, que entram no mundo digital e não querem mais o trabalho numa obra. Nesse sentido, ele ressalta que a Revista Industrializar em Concreto tem divulgado a mudança desse mercado, pois a pré-fabricação tem atingido o mercado imobiliário de forma crescente e, agora, o mercado predial residencial, fato que no passado era de difícil penetração.

Augusto Guimarães Pedreira de Freitas, sócio titular da Pedreira Ônix, relembra que, em 2014, data de lançamento da revista, o setor da construção passou por uma crise, principalmente com a Operação Lava-Jato, que se estendeu pelos anos seguintes. “A dificuldade gera reflexões e novas soluções. Como o pré-fabricado não foi diferente”, comentou. Com isso, a indústria, que estava acostumada a oferecer soluções para obras de galpões, indústrias e shoppings, passou a buscar cada vez mais novas aplicações, como infraestrutura, residencial e obras especiais. “Houve uma consolidação do pré-fabricado em diversos campos e percebemos, como projetistas, que a discussão sobre o uso ou não do pré-fabricado é cada vez mais presente na concepção. Realmente, passou a ser uma alternativa quase sempre estudada”, acrescentou.


3º Encontro PPP-CPM, Pesquisa- Projeto e Produção de Concreto Pré-Moldado, idealizado pelo professor Mounir Khalil El Debs e realizado na EESC-USP (edição 11. Agosto 2017).


Abcic Networking X marcou retorno aos eventos presenciais (edição 26, Setembro 2022).


Ricardo Soares, diretor da Engemix, unidade de negócio de concreto da Votorantim Cimentos:

“A Revista Industrializar em Concreto desempenha um papel fundamental no mercado de pré-fabricados de concreto no Brasil, disseminando informação, conhecimento técnico, as melhores práticas e inovações deste setor, além de promover a integração entre os diversos agentes da cadeia produtiva. A revista é uma fonte confiável de informações e ferramenta estratégica para acompanhar as tendências e as demandas do mercado. Com os melhores votos da equipe da Engemix e da Votorantim Cimentos, celebramos juntos os 10 anos da Industrializar em Concreto e desejamos vida longa à revista.”

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!