Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 31 - abril de 2024

DE OLHO NO SETOR

União entre academia e indústria tem contribuído para o avanço da pré-fabricação em concreto no Brasil

O desenvolvimento de disciplinas sobre o sistema construtivo nas mais importantes universidades de engenharia e arquitetura do país tem sido fundamental para disseminar o conhecimento sobre a forma de projetar e construir com o pré-fabricado, aperfeiçoando a formação dos profissionais brasileiros. A Abcic tem apoiado e promovido praticamente todas as iniciativas

A união entre a academia e a indústria tem sido essencial para o desenvolvimento do setor de pré-fabricados no Brasil. A formação de profissionais e pesquisadores especializados no sistema construtivo oferecem ao mercado contribuições na hora de projetar e construir, mas também para evolução das normas técnicas específicas ao setor, para o avanço tecnológico dos materiais, sistemas, processos e métodos construtivos, e para a aplicação de inovações.

rof. Mounir Khalil El Debs - Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo

“Tenho visto ex-alunos de graduação trabalhando com o assunto e até donos de empresa que atuam em concreto pré-moldado e, naturalmente, isto é motivo de grande alegria. Na pós-graduação, sinto satisfação ao ver ex-orientados em nível de mestrado atuando profissionalmente na área, bem como ex-orientados de doutorado exercendo a docência em Instituições de Ensino Superior. Mas, vejo como um processo contínuo, no qual recebi os ensinamentos da geração anterior, agreguei com minha experiência e passei para a nova geração.”

A Abcic tem feito o seu papel ao apoiar, influenciar e estabelecer parcerias com as principais universidades do país para a implantação de disciplinas optativas em cursos de graduação de engenharia e de arquitetura, e de disciplinas em cursos de pós-graduação nessas áreas, além de cursos voltados especificamente para o sistema construtivo em instituições de ensino ou ministrando cursos pelo país. Ainda fomenta a capacitação e formação de especialistas no setor, por meio da participação em Semanas da Engenharia, Semanas da Arquitetura de importantes universidades brasileiras.

Para o professor Mounir Khalil El Debs, os engenheiros que cursam a disciplina na graduação tem melhores condições de projetar e construir estruturas de concreto pré-moldado, bem como opinar, na fase de projeto, as possibilidades em concreto pré-moldado, o que pode tornar sua aplicação mais viável e melhor. “Um artigo publicado no jornal “Construction Engineering and Management ASCE”, nos Estados Unidos, em 2008, que realizou um levantamento junto aos proprietários, fabricantes e projetista naquele país, apontava uma clara necessidade de incluir conteúdos relacionados com o concreto pré-moldado no ensino de graduação”, comenta. 

Prof. Paulo Eduardo de Fonseca Campos - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

"A melhor retribuição com relação a ministrar esse tema dentro de uma faculdade de arquitetura é perceber que temos a oportunidade de despertar o interesse dos alunos neste campo. Vamos deixando seguidores, que depois de formados vão atuar neste segmento, viabilizando projetos que serão colocados à disposição da sociedade.”

No caso da pós-graduação, Mounir avalia que a formação de docentes com conhecimento no assunto e, principalmente, orientando pesquisas na área, geram conhecimentos voltados para a realidade nacional. “Algumas destas pesquisas geraram propostas para a norma ANBT NBR 9062, o que resulta na promoção do desenvolvimento do setor. Também profissionais que tenham cursado a disciplina de pós-graduação têm um papel de vanguarda nos avanços do setor”, acrescenta.

Mounir está ligado ao setor desde seu mestrado na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), por influência do seu orientador Dante A.O. Martinelli, que era entusiasta de obras com concreto pré-moldado do renomado engenheiro italiano P.L. Nervi. 

“Em 1987, eu estava trabalhando no Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), quando eu recebi um convite para participar de processo seletivo para trabalhar no Departamento de Engenharia de Estruturas (SET) da EESC-USP, cuja vaga havia sido criada, entre outras coisas, para desenvolver uma linha de pesquisa em estruturas de concreto pré-moldado. Fui selecionado para esta vaga e contratado no mesmo ano. Assim, o meu plano de trabalho incluía a criação e o desenvolvimento de linha de pesquisa no sistema construtivo”, relembra Mounir, que conta ainda que foi o responsável pela criação da disciplina Estruturas de Concreto Pré-Moldado, em nível de pós-graduação do programa de Engenharia Civil - Estruturas de EESC-USP, cuja primeira turma é de 1989 e, com uma pequena reestruturação em 2014, existe até hoje. 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!