DE OLHO NO SETOR
O desenvolvimento de disciplinas sobre o sistema construtivo nas mais importantes universidades de engenharia e arquitetura do país tem sido fundamental para disseminar o conhecimento sobre a forma de projetar e construir com o pré-fabricado, aperfeiçoando a formação dos profissionais brasileiros. A Abcic tem apoiado e promovido praticamente todas as iniciativas
A disciplina é voltada para alunos que desenvolvem ou vão desenvolver pesquisa na área, mas há outros alunos que têm cursado a disciplina para complementar a formação. Há um maior aprofundamento sobre o tema, ao serem abordados tópicos mais específicos, como por exemplo, colapso progressivo, ligações semirrígidas, estabilidade lateral, ação diafragma das lajes. Incentiva-se uma visão mais crítica dos conhecimentos existentes.
Prof. Marcelo Ferreira - Universidade Federal de São Carlos
"O NETPre mostrou que a universidade pode ter um ambiente propício para a descoberta de talentos"
Em 1993, a pedido do coordenador de graduação do SET/EESC-USP, Mounir desenvolveu ainda uma disciplina em nível de graduação, como optativa para os alunos de Engenharia Civil, que também continua vigente. Essa disciplina conta também com a participação de alunos da arquitetura e tem o intuito de fornecer fundamentos básicos para o desenvolvimento de projetos de estruturas e a apresentação de novas possibilidade construtivas, relacionados ao concreto pré-moldado.
Na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, há a disciplina Arquitetura e Indústria que trata da industrialização, e que é ministrada no terceiro ano da graduação. O professor Paulo Eduardo de Fonseca Campos comenta que incluir esse tipo de conteúdo é importante porque, de certa forma, o profissional vai especificar no futuro. “A própria indústria demanda profissionais com esse conhecimento, o que gera um duplo efeito: o profissional de projeto apto a especificar porque tem conhecimento dos sistemas construtivos pré-fabricados ou o profissional que pode vir a fazer parte do corpo técnico de uma empresa”, explana.
Prof. Sander Cardoso - Instituto Mauá de Tecnologia/Protendit
A sala de aula é um espaço de interatividade e troca de conhecimento, onde o conhecimento flui em ambas as direções. Os estudantes trazem perguntas e desafios, enquanto os professores compartilham sua experiência. Essa interação com os alunos estimula o pensamento crítico e a busca por soluções inovadoras.
Contudo, para ele, mesmo com diversos esforços para difusão da construção industrializada ainda há um desconhecimento sobre as suas possibilidades, o que ela pode oferecer. Nesse sentido, ele cita o Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto como uma referência, pela diversidade de obras participantes, que mostram o leque de alternativas inovadoras do uso da pré-fabricação de concreto.
“O trabalho da Abcic é essencial, pois tem a condição de potencializar essas ações, pulverizar as informações, a fim de ter uma rede de universidades vinculada a essa temática, não só para a formação de profissionais, mas para a capacitação das próprias instituições de ensino e maior intercâmbio entre elas, fomentando um ecossistema que constitui a própria Abcic”, reflete Campos.
O professor da FAUUSP também está inserido em uma nova iniciativa fomentada pela Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), que lançou o curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo, com foco no uso da tecnologia e para o trabalho em prol das cidades mais sustentáveis. “É um ambiente extremamente propício para unir arquitetura e indústria. Meu foco seguirá voltado aos temas de arquitetura industrializada e de projeto de produto para o edifício e a cidade”, revela Campos, que acrescenta que, a medida em que o curso, recém-iniciado, oferecer a oportunidade de visitas guiadas, os alunos poderão ver na prática como as fábricas de pré-fabricados de concreto estão preparadas para atender os projetos arquitetônicos.