DE OLHO NO SETOR
O desenvolvimento de disciplinas sobre o sistema construtivo nas mais importantes universidades de engenharia e arquitetura do país tem sido fundamental para disseminar o conhecimento sobre a forma de projetar e construir com o pré-fabricado, aperfeiçoando a formação dos profissionais brasileiros. A Abcic tem apoiado e promovido praticamente todas as iniciativas
Prof. Alfonso Pappalardo Jr - Universidade Presbiteriana Mackenzie
“Realmente é uma experiência muito gratificante e desafiadora, pelos resultados alcançados em termos de qualificação e colocação no mercado de trabalho e atuação nas principais indústrias do setor no país e nos escritórios de engenharia e de projetos.”
De acordo com o professor Marcelo Ferreira, coordenador do NETPre, essa iniciativa mostrou que a universidade pode ter um ambiente propício para a descoberta de talentos, pois os estudantes podem aprender no NETPre ao estudar problemas reais do dia a dia das empresas. Os resultados das pesquisas, algumas inéditas, tem sido aplicáveis, inclusive, nas normas técnicas do setor. “Ambos os lados, a universidade e o setor privado, conseguem enxergar os benefícios dessa integração e parceria. Vencemos tabu e mudamos culturas, pois já são dezenas de pesquisas de pós-graduação, vários ex-alunos que estão atuando no mercado”. Outra coisa importante é que, entre 150 e 200 alunos que saíram da universidade, foram trabalhar com pré-moldado. “Hoje, a maioria das pessoas que estão recebendo prêmios nessa área são nossos ex-alunos. E, com muito orgulho vimos que isso foi possível também, em parte, por causa desse laboratório”.
Na avaliação do engenheiro Carlos Melo, coordenador da comissão de Estudos da ABNT NBR9062- Projeto e Execução de Estruturas Pré-Moldadas de Concreto, e diretor de Pré-Moldados da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE), a interação entre a academia e a indústria é fundamental. “O resultado de uma obra está no seu início. A concepção do empreendimento já num sistema, faz com que ele seja melhor estudo, melhor executado e o resultado, consequentemente, também será melhor. Para que na concepção seja utilizado o sistema pré-fabricado, é essencial que os profissionais já tenham o conhecimento dos conceitos. Isso ocorre na academia. Ao preparar os estudantes, dando conhecimento técnico sobre o sistema, você deixa todos mais abertos e prontos para especificar o pré-fabricado”, explica.
Docente na disciplina Estruturas Pré-Moldadas de Concreto, do curso de Gestão de Projetos de Sistemas Estruturais – Edificações, no âmbito do PECE – Programação de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Melo enfatiza que a maior interação entre academia e empresa pode ocorrer através de laboratórios, com testes e teses de mestrado, ensaiando e aumentando o conhecimento do sistema para o próprio mercado. Outra contribuição, a seu ver é nas reuniões de normas técnicas, onde a experiência acadêmica teórica dá o respaldo necessário para as definições normativas que impactam em toda a sociedade e no mercado.
“Diferente do que ocorre na madeira e na estrutura metálica, o pré-fabricado, por estar parcialmente contemplado nas disciplinas de estruturas de concreto armado e protendido, não é ministrado na maioria das universidades. Acredito que deveria ser obrigatória a cadeira específica do pré-fabricado, não poderia nem ser um curso eletivo. O Brasil somente irá se desenvolver de forma veemente se industrializar a construção. Isso deveria ser uma Política de Estado, com a participação do Ministério da Educação”, pondera Melo.
Outra ação da Abcic foi junto à Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), em 2015, para incluir na grade curricular do curso de Engenharia Civil, em São Paulo, a disciplina optativa Indústria da Construção Civil: Estruturas Moduladas e Pré-Fabricadas, para estudantes do 10º semestre.
“A expressiva tendência de utilização do sistema construtivo pré-fabricado de concreto no Brasil foi considerada em 2014 na implantação da primeira disciplina de graduação sobre pré-fabricados de concreto junto à grade curricular do curso de Engenharia Civil da UPM. Formada a partir da parceria entre Abcic e o Mackenzie, sua criação contou com a essencial colaboração da engenheira Iria Doniak, do engenheiro Marcelo Cuadrado Marin, do professor Emérito Simão Priszkulnik e da professora Magda Duro, ex-coordenadora do curso de Engenharia Civil. Hoje, estamos celebrando 10 anos de ofertamento da disciplina Estruturas Moduladas e Pré-Fabricadas junto ao curso de Engenharia Civil”, recorda o professor Alfonso Pappalardo Jr.