Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 31 - abril de 2024

DE OLHO NO SETOR

União entre academia e indústria tem contribuído para o avanço da pré-fabricação em concreto no Brasil

O desenvolvimento de disciplinas sobre o sistema construtivo nas mais importantes universidades de engenharia e arquitetura do país tem sido fundamental para disseminar o conhecimento sobre a forma de projetar e construir com o pré-fabricado, aperfeiçoando a formação dos profissionais brasileiros. A Abcic tem apoiado e promovido praticamente todas as iniciativas

Segundo ele, um dos papéis da academia é formar recursos humanos para a sociedade e a indústria de concreto pré-fabricado de concreto tem sido beneficiada pelos egressos das Universidades que atuam profissionalmente em toda cadeia da pré-fabricação. “Não poderia deixar de citar as notáveis contribuições da integração para o desenvolvimento das normas técnicas do setor e para a evolução do sistema construtivo por meio de pesquisas alinhadas com o estado da arte do conhecimento”. Marin tem ministrado as seguintes disciplinas de formação contínua: Projeto de Ligações para estruturas pré-fabricadas, Projeto e Execução de Protensão para Pré-Fabricados e Projeto e Produção de Estruturas de Concreto Pré-fabricado, as duas primeiras tem caráter mais específico, a última tem uma abordagem mais geral e sistêmica.

A professora Ligia Doniak expressa que o contato com a pré-fabricação em concreto durante a graduação faz com que o aluno desenvolva desde o início da sua carreira, um olhar expandido sobre possibilidades e formas diferentes de construir. “Já em um programa de pós-graduação é essencial que o aluno possa, além de ter mais contato com o tema, diferenciar os processos de uma construção convencional com uma construção industrializada, como projeto, produção, montagem e principalmente os conceitos específicos como ligações. A industrialização em suas distintas formas está cada vez mais presente em todos os segmentos incluindo a infraestrutura e tem crescido movida pela carência de mão de obra, pela arquitetura contemporânea, desempenho e sustentabilidade. Formar engenheiros para o mercado de trabalho sem este conhecimento é uma falha que precisa ser resolvida”, pondera.

Como projetista de estruturas, Ligia reitera que no cotidiano das atividades nos escritórios, as estruturas pré-fabricadas de concreto estão em evidência em vários projetos, como pontes, galerias, portos, entre outros, sendo consideradas como soluções parciais ou integrais, por isso a importância de se ter disciplina em cursos de pós-graduação nas áreas de engenharia de projeto. A seu ver, nesse ponto, a conexão entre a teoria e prática fica comprovada.

Prof. Daniel de Lima Araújo -  Universidade Federal de Goiás

“Tem sido gratificante ensinar e orientar os alunos, tanto de graduação quanto de pós-graduação, na área de pré-fabricados de concreto. Sinto que muitos deles se apaixonaram por essa temática. Ao final do curso, os alunos percebem que a pré-fabricação de fato merece ser estudada em uma disciplina específica. Os alunos gostam de ir às fábricas de pré-moldados e de realizar ensaios em elementos estruturais em nosso laboratório na UFG.”

Em sua análise, os alunos da pós que já tiveram contato com o sistema construtivo, o curso complementa e aprofunda o conhecimento, fluindo melhor, por outro lado, os alunos que não tiveram contato com o sistema nem mesmo na graduação em optativas ou semanas de engenharia, tem um grau de dificuldade maior, porém, a oportunidade de eles conhecerem o sistema, os ajudarão a direcionar suas decisões quando no dia a dia se depararem com esse tipo de projeto. Para quem atua apenas em obras moldadas no local, há um exigência maior, pois não se pode utilizar a mesma mentalidade do convencional na industrialização. “É preciso entender as diferenças e pensar em obras pré-fabricadas desde a sua concepção. A industrialização é um caminho importante para maior produtividade e competitividade da construção civil no Brasil”.

Prof. Tiago Carmona - Universidade Presbiteriana Mackenzie/ABECE

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!