Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 31 - abril de 2024

DE OLHO NO SETOR

União entre academia e indústria tem contribuído para o avanço da pré-fabricação em concreto no Brasil

O desenvolvimento de disciplinas sobre o sistema construtivo nas mais importantes universidades de engenharia e arquitetura do país tem sido fundamental para disseminar o conhecimento sobre a forma de projetar e construir com o pré-fabricado, aperfeiçoando a formação dos profissionais brasileiros. A Abcic tem apoiado e promovido praticamente todas as iniciativas

“A experiência tem sido muito positiva porque os próprios escritórios motivam os colaboradores a procurar o curso para ter formação mais completa e para atualizar conhecimento. É muito importante a troca de informação, networking entre alunos e entre professores, descobrindo pontos de colaboração entre eles.”

Sobre a Abcic, Ligia destaca o apoio da entidade no desenvolvimento de publicações que servem como base para o ensino, como o livro didático, único no país, do professor Mounir Khalil El Debs, uma importante referência acadêmica da pré-fabricação em concreto. “São conteúdos preciosos que nos apoiam no processo de ensino juntamente com casos reais publicados na Revista Industrializar em Concreto”.

Tiago Carmona, vice-presidente da ABECE, explica que ter uma disciplina sobre o pré-moldado de concreto no curso de pós-graduação latu sensu Projeto de Estruturas de Concreto para Edifícios, no âmbito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, é fundamental, pois os alunos aprendem desde a concepção, particularidades das estruturas e como projetar edifícios com o pré-moldado de concreto. 

“A opção pelo pré-moldado nas construções vem ganhando espaço, uma vez que apresentam diversas vantagens, seja em obras de infraestrutura, seja em obras comerciais, prediais e até residenciais. É um método mais limpo, mais rápido de se executar e com apelo sustentável maior. É um sistema que vem sendo utilizado, por isso a pós oferece esse momento para que os alunos entendam os conceitos de forma mais abrangente, assim aqueles que ainda não atuam na construção industrializada terão um conhecimento a mais para incorporar em seus projetos”, destaca. 

Profa. Daniela Gutstein - Universidade Tecnológica Federal do Paraná 

“É extremamente importante ter disciplinas específicas para o setor, conforme o diagnóstico de necessidades do mercado feito pelo Núcleo Docente Estruturante do curso de graduação em Engenharia Civil da UTFPR, onde a industrialização da construção foi apontada como sendo a tendência mais destacada para os próximos 10 anos, juntamente com a utilização da metodologia BIM em todas as fases da obra.”

Carmona, um dos idealizadores do programa na Universidade Mackenzie, afirma ainda que a disciplina contribui para que os projetistas se sintam mais confiantes para usar o sistema construtivo de forma mais eficiente, por terem o conhecimento sobre a normalização do setor e os cuidados e pontos de atenção. A seu ver, há uma desmistificação da construção pré-moldada, ajudando no desenvolvimento do setor e oferecendo mais um sistema construtivo para o profissional ao lançar seus projetos. 

Promovido com sucesso, desde que foi lançado pela ABECE, Universidade Presbiteriana Mackenzie e TQS Informática, o curso de pós-graduação conta em seu corpo docente com reconhecidos profissionais pertencentes aos quadros das três instituições promotoras, visa formar profissionais amplamente habilitados para garantir a qualidade e a segurança da construção de edifícios. 

Centro-Oeste

A Universidade Federal de Goiás (UFG) também conta com disciplinas específicas na área de pré-fabricado de concreto. O professor Daniel de Lima Araújo, que foi orientado pelo professor Mounir Khalil El Debs, em seu doutorado sobre uma nova tipologia de ligação viga-laje para ser empregada em tabuleiros de pontes pré-fabricadas, participou da criação, em 2007, na Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG de uma disciplina de Estruturas Pré-moldadas de concreto, ofertada até hoje tanto ao nível de graduação quanto de pós-graduação Latu Sensu e Strictu Sensu. O foco dessas disciplinas é introduzir os alunos ao projeto e execução de estruturas pré-fabricadas, além de apresentar as pesquisas recentes na área de pré-fabricação.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!