ARTIGO TÉCNICO
Figura 13 – Estudo piloto para aplicação da luva metálica grauteada em ligação pilar-fundação. (Fonte: Leonardi Pré-fabricados).
Fonte: Próprio autor.
Figura 14 – Aplicação em obra interna na fábrica da Leonardi com ligações pilar-fundação.
Fonte: Leonardi Pré-fabricados.
Após o êxito nas aplicações piloto na fábrica, a Leonardi passou a implementar esta solução em obras do mercado, já com tecnologia assimilada pelo pessoal interno de projeto e de produção e com acompanhamento por parte do pesquisador de doutorado e pessoal da Splice-Sleeve. A primeira utilização foi na emenda de pilares no Plaza Shopping Carapicuíba, localizado em Carapicuíba/SP (Figura 15).
Figura 15 – Aplicação de ligação pilar-pilar no Plaza Shopping Carapicuíba.
Fonte: Leonardi Pré-fabricados.
Na obra de um outro shopping, o Franco da Rocha Shopping, utilizou todas as ligações pilar-fundação do tipo Splice-Sleeve em mais de 150 pilares.
5 CONCLUSÃO/CONSIDERAÇÕES FINAIS
A partir de uma pesquisa de doutorado com colaboração universidade-empresa, foi possível a realização do estudo do desempenho estrutural e da construtibilidade de ligações em pilares com luvas metálicas grauteadas para aplicações em edificações com múltiplos pavimentos. A avaliação de desempenho estrutural envolveu ensaios de ligações pilar-pilar em escala real, onde os modelos com ligações foram comparados com modelos monolíticos com mesma seção, armadura longitudinal e resistência do concreto. Além das recomendações técnicas fornecidas pelos fabricantes das luvas, decidiu-se testar o detalhamento com aumento da concentração de estribos na região com as luvas, a fim de aumentar o confinamento da armadura longitudinal e das luvas na região da ligação, promovendo um melhor controle da fissuração nesta região. Com base nos resultados experimentais encontrados pode-se afirmar que os modelos de pilares segmentados com ligações com luvas grauteadas apresentaram rigidez equivalente à rigidez dos modelos monolíticos sem ligações. Portanto, desde que sejam empregados detalhamentos semelhantes (com confinamento de estribos na região da ligação), considera-se que o pilar com este tipo de ligação possa ser considerado no projeto como um pilar pré-moldado contínuo. Com relação à construtibilidade da ligação, em alternativa ao procedimento com escoramento temporário do pilar, durante a montagem dos protótipos ensaiados foi testada uma ligação simples com barras rosqueadas que permite uma rápida montagem, ajuste da verticalidade e estabilização temporária do pilar, anterior ao grauteamento das luvas metálicas. O travamento com porcas rosqueadas se dá numa altura um pouco acima da região com as luvas metálicas grauteadas. Desta forma, toda a região da ligação se encontra comprimida durante a estabilização provisória na montagem. A pesquisa colaborativa permitiu uma rápida assimilação, adaptação e adequação às situações de projeto e produção por parte da empresa de pré-fabricados, permitindo a aplicação segura de novas tecnologias em obras para múltiplos pavimentos. Portanto, o resultado da pesquisa aponta para a importância da colaboração tecnológica universidade-empresa, onde o meio acadêmico ganha muito ao estudar problemas reais e relevantes da engenharia nacional, enquanto o setor produtivo ganha maior eficiência no processo de assimilação e implementação de novas tecnologias.