PRÊMIO OBRA DO ANO
O Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto recebeu um número recorde de inscritos, com projetos em diversos segmentos, desde projetos de pequeno porte, residenciais, industriais, de infraestrutura até as obras especiais
Economista Ana Maria Castelo da FGV ministra palestra de contexto atual e expectativas
O Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto 2017 reuniu no dia 30 de novembro o mercado da construção, entre empresários, engenheiros, arquitetos e profissionais da construção e representantes de entidades setoriais e de instituições governamentais, para prestigiar as empresas pré-fabricadoras, os arquitetos e os engenheiros projetistas que usam o sistema construtivo em seus projetos. O vencedor da premiação da Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic) foi o Shopping Parque da Cidade.
Segundo Íria Doniak, presidente-executiva da Abcic, nesta edição houve um recorde de obras inscritas, o que demonstra a versatilidade dessa solução de engenharia para atender os mais diversos segmentos da construção, desde obras de pequeno porte, residenciais, industriais, de infraestrutura até as obras especiais. "O prêmio visa reconhecer os esforços e comprometimento de toda a cadeia produtiva para o desenvolvimento do pré-fabricado de concreto no Brasil. Além disso, a quantidade de projetos inscritos mostra que, mesmo neste período desafiador, nosso segmento continuou a trabalhar fortemente, trazendo técnica, qualidade, sustentabilidade, produtividade e cumprimento de prazos ousados dos clientes", disse.
Em uma área total construída de 65,7 mil m², o Shopping Parque da Cidade é composto por seis andares subsolos de garagens, quatro pavimentos de lojas e três pavimentos técnicos e a cobertura. O principal conceito do shopping é combinar entretenimento, socialização, natureza, cultura, diversidade, conveniência e também compras. São 120 lojas com área bruta locável de 20 mil m². Ele está localizado dentro de um empreendimento multiuso da OR, que conta ainda com 1 torre de salas comerciais, 5 torres corporativas, 1 hotel padrão luxo, 2 edifícios residenciais, quiosques e restaurantes integrados a um parque linear.
Marcel Keidel, gerente da Qualidade da CPI, recebe pela empresa o troféu Prêmio Obra do Ano pelo Shopping Parque da Cidade
Formada por estruturas pré-moldadas de concreto (lajes, vigas e pilares), com consolidação "in-loco", a obra é única e pioneira, sendo considerada especial do ponto de vista de engenharia. "Para atingir a meta de fazer o edifício, com seis subsolos e um empuxo desequilibrado de 27 mil toneladas, em tempo, prazo e custo viáveis, tivemos que realizar um trabalho árduo e com muita dedicação", contou o engenheiro projetista de estrutura Francisco Paulo Graziano, diretor da Pasqua e Graziano. "Não havia uma base normativa aplicável a esse projeto e não havia nada igual para nos basear, assim foi necessário um esforço grande e a parceria forte da CPI Engenharia, que nos apoiou muito em questões de produção", acrescentou.
Segundo Graziano, o projeto foi um desafio, uma vez que parte da obra seria feita com estrutura moldada "in-loco", mas a construtora solicitou que eles estudassem a aplicação do pré-fabricado de concreto em toda a obra, em decorrência do cronograma ousado e do custo elevado das fundações devido à concentração de esforços de empuxo na faixa moldada "in-loco". “Com isso, nosso desafio foi utilizar toda a estrutura do Shopping como resistente ao empuxo desequilibrado, porém mantendo como premissa a estrutura ser pré-moldada. A dificuldade foi garantir que os nós do pórtico fossem suficientemente rígidos para que os momentos fletores solicitantes fossem resistidos nos encontros das vigas com os pilares”, explicou.
Engenheiro Francisco Paulo Graziano recebe o prêmio Projetista Estrutural Obra do Ano pelo Shopping Parque da Cidade