PRÊMIO OBRA DO ANO
O Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto recebeu um número recorde de inscritos, com projetos em diversos segmentos, desde projetos de pequeno porte, residenciais, industriais, de infraestrutura até as obras especiais
No entanto, na avaliação de Graziano, essa obrigação de constituir os nós de chegada entre vigas e pilares de forma que haja perfeita consolidação para transferir os esforços desequilibrados, abre um bom precedente para aplicar esses processos em edifícios altos. “Acredito que esse seja o grande legado desse trabalho”, destacou. Outro legado também é que uma Comissão da Federação Internacional do Concreto (fib) esteve no Brasil e visitou a obra. "Eles ficaram bastante impressionaram e nos informaram que vão adotar o projeto como um exemplo internacional a ser publicado no Manual da entidade", contou Graziano.
Esse ineditismo da obra também foi ressaltado pela CPI Engenharia, indústria de pré-fabricados de concreto responsável pelo fornecimento das estruturas do Shopping Parque da Cidade. "O reconhecimento desse prêmio é importante, sobretudo, pelo motivo técnico, porque essa obra para quem entende e gosta de engenharia é espetacular, não sendo uma obra tradicional de pré-fabricado. É uma obra de engenharia", ressaltou Décio Previato, diretor comercial da empresa.
De acordo com Previato, foram muitos desafios enfrentados desde o projeto, passando pela execução das formas e das estruturas pré-fabricadas, até o transporte das peças especiais e da montagem. "A estrutura foi toda solidarizada para absorver momentos que não se imagina antes ser possível pelo pré-fabricado de concreto, além do adicionamento de luvas, de insertos metálicos, de reconcretagem no canteiro, desde a fundação. Fora isso, a obra como era muito alta, exigiu o lançamento de uma grua sobre a estrutura térrea para poder elevar todas as peças na altura necessária", explicou.
Arquiteto Luiz Felipe Aflalo Herman é homenageado com o prêmio Arquiteto Obra do Ano pelo Shopping Parque da Cidade
O Shopping teve projeto arquitetônico de Luiz Felipe Aflalo Herman, do escritório Aflalo & Gasperini Arquitetos. “Esse prêmio é muito importante para mim porque o Graziano tem um mérito excepcional. Ele entrou no projeto totalmente, com a capacidade de entender todos os problemas e as questões arquitetônicas, o que contribui para que ele tenha soluções inéditas no pré-moldado e enfrente esses desafios de viabilizar as questões arquitetônicas com tanta grandeza e tanta beleza dentro do pré-moldado”, elogiou.
Para Aflalo, o pré-moldado de concreto correspondeu todas as expectativas do projeto. "Por haver seis subsolos, as questões de contenção das paredes foram bastante complexas e desafiadoras. E, muitas das respostas vieram no desenvolvimento do projeto estrutural e na industrialização em concreto", contou. "Atualmente, as obras são muito complexas, com edifícios sobrepostos e empilhados, de modulações e parâmetros diferentes. Por isso, é importante tentarmos viabilizá-las com um sistema pré-moldado, que vem facilitar muito a obra e a execução porque ela passa a ser mais precisa, com uma questão de projeto muito antecipada, concluiu.
Dirigentes da Abcic recebem pré-fabricadores e fornecedores associados no evento
Considerada a premiação mais importante do setor, é um tributo à inovação, sustentabilidade, produtividade e técnica, características marcantes dessa solução de engenharia. Por esse motivo, além do vencedor, a Comissão Julgadora do Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto 2017 também selecionou uma obra como Destaque do Júri: a expansão da Estação General Osório do Metrô do Rio de Janeiro; e duas obras como Menção Honrosa: a Casa das Pérgolas Deslizantes (Bauru, SP) e a expansão do Jaraguá Park Shopping.